A LeYa/ Lua de Papel publica na próxima terça-feira, 28 de janeiro, o livro Lições para a Vida, de Phil Stutz. Apelidado de “O Psiquiatra das Estrelas”, o protagonista do documentário Stutz e co-autor do bestseller O Método regressa agora com um novo livro em que nos explica o que podemos aprender com a adversidade.
Elogiado pela crítica internacional, Lições para a Vida é o método de Stutz para enfrentar a adversidade, abraçar igualmente o amor e a perda, o sucesso e o fracasso, a esperança e o arrependimento, a vida e a morte. Sempre ancorados numa fé, numa força transcendente, chamemos-lhe Deus ou o Universo, que nos ampara as quedas e nos levanta (sempre) de novo.
Depois de acabar o curso de Medicina e se ter especializado em Psiquiatria, Phil Stutz teve de enfrentar a dura realidade; pouco podia fazer pelos seus pacientes. Mais de cinco anos passados a dar consultas, numa prisão e num consultório particular, levaram-no a procurar outros caminhos – que culminariam no desenvolvimento de O Método, com Barry Michaels. Finalmente, tinha nas mãos uma terapia que funcionava. E ao longo das décadas seguintes pô-la à prova com milhares de pacientes, muitos dos quais famosos, o que lhe granjeou o rótulo de “O Psiquiatra das Estrelas”.
O autor apercebeu-se de uma evidência; nós temos a tendência para ver a vida como uma bela foto de um momento mágico – ou pelo menos é essa a imagem que nos vendem os media e as redes sociais. Na verdade, porém, a vida é uma sequência de acontecimentos nem sempre agradáveis. Se aceitarmos plenamente essa verdade, que a vida é um processo em constante mudança, teremos dado o primeiro passo para acolher tudo o que de bom e de mau nos acontece.
“Stutz esboça claramente o caminho para a autoaceitação e o amor próprio, numa leitura compulsiva.” Escreve a Booklist a propósito de Lições para a Vida. “A sua psicologia contém uma dimensão que não é deste mundo… A sua forma existencialista de ensinar tem tanto de terapêutico como de educação espiritual.” Lê-se no jornal Los Angeles Times.
Formado em Medicina na New York University, Phil Stutz trabalhou como psiquiatra na prisão de Rikers Island e, mais tarde, teve um consultório em Nova Iorque. Mudou-se daí para Los Angeles, onde exerce desde 1982. Juntamente com Barry Michels, escreveu o bestseller O Método e foi ainda protagonista do documentário Stutz, um êxito da Netflix, realizado por um dos seus pacientes, o ator Jonah Hill. Um dos mais procurados psiquiatras de Hollywood e “o segredo mais mal guardado” da meca do cinema segundo a revista New Yorker, Stutz tem entre os seus clientes numerosos escritores, argumentistas, atores, produtores e CEOs.
Traduzido do inglês por Cristina Abranches, Lições para a Vida, de Phil Stutz, chega às livrarias no dia 28 de janeiro numa edição da LeYa/Lua de Papel com 192 páginas e um PVP de €14,50.