Partilhar

Linha SNS 24 atendeu mais de 500 mil chamadas em janeiro

A Linha SNS 24 atingiu em janeiro um novo máximo com mais de 500 mil chamadas atendidas, anunciou hoje a presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

4 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

 

O balanço foi feito por Sandra Cavaca, que esteve a ser ouvida na comissão parlamentar de Saúde a pedido do PS sobre o acesso aos serviços de urgência e as falhas ocorridas nas últimas semanas.

De acordo com a presidente do Conselho de Administração, o recurso à linha SNS 24 tem sido crescente e em janeiro foi atingido um novo máximo com mais de 500 mil chamadas atendidas.

Em reposta à deputada socialista Susana Correia, que se manifestou preocupada com o impacto da linha na melhoria da prestação de cuidados de saúde, Sandra Cavaca recordou que em 2024 foram atendidas 3,5 milhões de chamadas, com um tempo médio de espera de três minutos.

O “crescimento significativo” face a 2023 foi possível devido ao reforço da capacidade de resposta que, segundo a responsável, quase duplicou, mas Sandra Cavaca reconhece que existem “situações pontuais” que impactam os tempos de espera.

Pela altura do Natal, entre os dias 23 e 27 de dezembro, por exemplo, foram atendidas mais de 91 mil chamadas, registando-se um aumento de 131% face ao mesmo período do ano anterior, e apesar do reforço do número de profissionais, o tempo médio de espera rondou os nove minutos, sendo que 72% das chamadas tiveram resposta em até 15 minutos.

Entre os dias 30 de dezembro e 03 de janeiro, a linha SNS 24 atendeu 96 mil chamadas, mais 112% em relação ao período homólogo de 2023, com um tempo médio de resposta de 11 minutos.

“O SPMS não se revê nestes resultados, não é o que nos satisfaz, mas é para resolver estas situações que trabalhamos em parceria com o nosso operador para melhorar estes tempos e chegarmos à satisfação que tínhamos noutros tempos”, referiu.

Além da linha SNS 24, Sandra Cavaca referiu que mais de 94 mil mulheres foram triadas na Linha SNS Grávida, uma derivação da Linha SNS 24 (808 24 24 24) que entrou em funcionamento em 01 junho, sendo que cerca de 9.300 ficaram em autocuidados e mais de 16 mil foram encaminhadas para os cuidados de saúde primários.

A presidente do Conselho de Administração fez também um balanço do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que possibilitou o agendamento de 340 mil consultas nos cuidados primários, uma média de 500 agendamentos por dia.

Questionada sobre erros no encaminhamento de doentes, como o caso ocorrido no final do ano passado em Torres Vedras de uma criança encaminhada para uma urgência que estava fechada, Sandra Cavaca reconheceu falhas na comunicação dos horários das unidades locais de saúde.

De acordo com as conclusões do relatório preliminar da auditoria interna ordenada na altura, os horários de funcionamento estavam mal carregados no portal que serve de referência para o encaminhamento.

“Infelizmente, houve um erro humano e não foi detetado a tempo”, assumiu, sublinhando que os serviços partilhados têm contactado os conselhos de administração das unidades de saúde para apelar à atualização dos horários, sobretudo na altura de feriados e festividades.

MCA // CMP

Lusa/Fim

Mais Recentes

Saiba mais sobre o chá preto e os seus (muitos) benefícios

há 3 horas

Óbito: Morreu o músico português Renato Júnior

há 3 horas

Conselho de ética considera “globalmente positivas” propostas do Governo sobre ensaios clínicos

há 3 horas

Linha SNS 24 atendeu mais de 500 mil chamadas em janeiro

há 3 horas

Old Skool Music: a coleção inspirada no impacto da indústria da música e do mundo do skate nestes ténis famosos

há 3 horas

Divulgados os serviços funerários de Maria Teresa Horta

há 3 horas

O Bolo do Mês da Sam é uma combinação deliciosa de chocolate e laranja

há 3 horas

Vitamina C faz bem, mas será que podemos tomar todos os dias?

há 3 horas

Se diminuir o consumo de 250 calorias por dia pode prevenir doenças

há 3 horas

Este fim de semana vai poder comprar roupa da Rita Pereira, Luís Borges e Carina Caldeira

há 5 horas

Não perca nem mais um segundo: já reabriu o outlet do Lidl com descontos até 90%

há 5 horas

Esta maravilha gastronómica da Mercadona vende aos milhares em Portugal (e custa apenas 1,90 euros). Já conseguiu provar?

há 5 horas

Diga adeus ao vinagre de limpeza: este é o produto natural mais eficaz e versátil

há 5 horas

Bill Gates é questionado sobre o que pensa de Elon Musk: não se contém e deixa bem claro o que pensa

há 5 horas

Entrevista: «Drenagem linfática manual, a solução eficaz no combate à retenção de líquidos e no apoio ao bem-estar geral», Virgínia Marrachinho, formadora BodyConcept

há 6 horas

Especialista alerta: se observar isto numa garrafa de azeite virgem extra, desconfie 

há 6 horas

O alerta é sério: este café vendido em todos os supermercados contém um elemento proibido na Europa

há 6 horas

Todo o cuidado é pouco: estes são os signos mais perigosos

há 7 horas

Festival de Gambas no Gelo Cervejaria e Marisqueira: a não perder

há 7 horas

TUIST – Festival de Tunas “Cidade de Lisboa” está de volta à Aula Magna

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.