Partilhar

Lisboa avança com projeto para atendimento médico nos bairros sociais

A Câmara de Lisboa decidiu hoje avançar com a criação do projeto “Lisboa + Saúde”, que pretende disponibilizar atendimento médico e de enfermagem aos munícipes residentes nos bairros municipais, começando por um projeto-piloto no Bairro do Armador.

23 Fevereiro 2024
Forever Young

Em reunião privada do executivo municipal, a proposta apresentada pela liderança PSD/CDS-PP, que governa sem maioria absoluta, foi aprovada com o voto de qualidade do presidente da câmara em exercício, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), após empate. O presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), não esteve presente.

A viabilização do documento foi possível com a abstenção dos três vereadores do PS, uma vez que houve sete votos a favor da liderança PSD/CDS-PP e sete votos contra da restante oposição, nomeadamente três dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), dois do PCP, um do Livre e um do BE.

A proposta determina o arranque do projeto “Lisboa + Saúde”, nomeadamente o projeto-piloto da unidade de saúde de proximidade do Bairro do Armador, em Marvila, e outro a implementar noutro bairro municipal, para “funcionamento até ao final do ano corrente”.

Nesta fase, prevê-se a atribuição de um apoio financeiro aos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa de “até 172 mil euros, que pode corresponder a duas unidades de saúde de proximidade”.

Enquadrado na política de estado social local, o projeto será concretizado através de uma parceria entre os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (SSCML), que têm capacidade instalada e a experiência ao nível da prestação de cuidados de saúde, e a Gebalis – Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, aproveitando o património do município e a capacidade desta empresa municipal ao nível da reconversão de imóveis.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso, no âmbito da atribuição deste apoio fica autorizada a “redução do valor do respetivo compromisso, por decisão do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa”.

Aquando da apresentação da proposta de orçamento municipal para este ano, que ocorreu em novembro, o vice-presidente da câmara anunciou a ideia de implementar um projeto-piloto para atendimento médico e de enfermagem destinado às populações mais vulneráveis dos bairros sociais, em complemento à resposta dos centros de saúde.

Na altura, Anacoreta Correia adiantou que o projeto-piloto para os bairros sociais com atendimento médico e de enfermagem teria uma verba de 500 mil euros.

A Lusa solicitou um esclarecimento sobre a verba que será alocada para a implementação deste projeto, tendo a câmara informado que o montante previsto em orçamento, “500 mil euros, é o valor máximo consagrado para este plano para o ano de 2024”.

“O protocolo aprovado pela CML esta manhã identifica, para já, a abertura do projeto piloto de atendimento clínico de proximidade no Bairro do Armador, freguesia de Marvila, e mais uma localização a identificar. Não obstando a que, mais à frente, haja novas aberturas de outros postos clínicos de proximidade em bairros municipais”, esclareceu.

Em comunicado enviado após a aprovação da proposta, a câmara disse que o projeto “pretende contribuir para colmatar falhas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na prestação de cuidados de saúde básicos às populações locais, através de um serviço clínico gratuito e de proximidade”.

Citado em comunicado, Carlos Moedas afirmou que o município de Lisboa tem reforçado os apoios à população relativamente às “áreas mais sensíveis”, em que se inclui a saúde.

“A saúde é para nós uma área absolutamente prioritária, na qual se impõe dar respostas concretas às necessidades com que os nossos munícipes se confrontam e para as quais, lamentavelmente, não encontram respostas no seu dia-a-dia no SNS, da responsabilidade do estado central”, declarou o social-democrata, destacando ainda o projeto municipal criado há cerca de um ano para assegurar, gratuitamente, cuidados de saúde aos residentes com 65 ou mais anos.

O executivo da Câmara de Lisboa é composto por 17 membros, dos quais sete eleitos da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) – que são os únicos com pelouros atribuídos e governam sem maioria absoluta -, três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

Lusa

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 hora

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 3 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 3 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 4 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 4 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 5 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 5 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 6 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 7 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 8 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 9 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 9 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 9 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 9 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 9 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 9 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 9 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.