A nutricionista Lillian Barros, uma referência nacional na nutrição funcional, quer fazer o leitor esquecer-se das muitas dietas que todos os dias aparecem como milagrosas, e a optar por uma alimentação funcional. Esta dieta, recomendada pela autora, baseia-se na qualidade dos alimentos e vai definir as escolhas que fazemos à mesa, em função das nossas necessidades e problemas de saúde.
Na prevenção, se tiver um colesterol alto, deve incluir no plano alimentar abacate e peixe (sardinha ou salmão); se sofrer de hipertensão arterial, a autora sugere o consumo de alimentos ricos em potássio e a redução no sal.
Por outro lado, no combate a condições de saúde causadas pela alimentação, Lillian Barros diz que há alimentos que podem ajudar. Assim, se tiver azia e esta lhe causar desconforto, deve ter sempre amêndoas com pele torradas para ir comendo ao longo do dia. Todavia, se sofrer de digestões difíceis, a recomendação é acabar a refeição com uma fatia de abacaxi ou papaia.
Assim, segundo a nutricionista e autora de “A Comida que Vai Mudar a Sua Vida”, quem seguir um tipo de dieta alimentar funcional deve conseguir mais qualidade de vida.