10 mitos e verdades sobre celulite

A lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como celulite, é uma condição estética recorrente que costuma gerar mal estar entre as mulheres.

É uma inflamação do tecido adiposo, na qual as células gordurosas sofrem um processo de alteração, apresentando excesso de gordura no interior e deformidade na parede. Essas irregularidades projetam-se para a superfície, levando à formação de uma série de ondulações na pele. A diminuição das fibras de colágeno pode agravar o problema.

 

O tecido de gordura é flácido e requer septos de fibrose (colágeno) para ser sustentado. Quando esse colágeno não é suficiente, surge a celulite.

A celulite é mais comum em mulheres devido à hormona estrogénio, diretamente envolvida nesse processo de inflamação, mas os maus hábitos também têm influência. Os especialistas costumam dizer que a causa da celulite é multifatorial.

 

1. Celulite é uma condição genética?

Verdade. O fator genético é considerado uma das principais causas para a celulite.

 

2. Pessoas magras não têm celulite?

Mito. Uma mulher magra pode ter alto percentual de gordura e, consequentemente, celulite.

O problema também aumenta com a idade, devido à perda de colágeno e de todas as estruturas de bandas fibrosas que compõem a pele.

 

3. Excesso de peso piora a celulite?

Verdade. As hormonas femininas predispõem gordura nas regiões dos quadris e coxas. E, onde existe um acumular maior de gordura, existe maior probabilidade da instalação de celulite.

 

4. A celulite só aparece depois dos 25 anos?

Mito. A celulite pode aparecer a qualquer momento. Geralmente acontece após a puberdade, quando os níveis de estrogénio aumentam. Porém, pode surgir noutras alturas se houver sedentarismo e/ou aumento da gordura localizada.

 

5. Refrigerantes pioram a celulite?

Verdade. Os refrigerantes contêm alta concentração de açúcar e sódio.  O açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio aumenta a retenção de líquidos, piorando a circulação local. Não apenas os refrigerantes, como todos os alimentos com alto teor de açúcar e gordura podem agravar as celulites, pois aumentam as células de gordura.

 

6. Fumar contribui para aparição de celulite?

Verdade. O cigarro afeta as funções do organismo e, por isso, pode influenciar o desenvolvimento da celulite.

 

7. Beber água ajuda a combater a celulite?

Depende. O aumento da ingestão de água ajuda a eliminar toxinas do organismo, o que influencia uma boa qualidade da pele. O ideal é ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, recomendam os especialistas.

Mas essa não é a única solução do problema. Mudança no estilo de vida também deve ser adotada.

 

8. Roupas apertadas causam celulite?

Depende. O uso de roupas apertadas não causa celulite, mas pode agravar a celulite existente, uma vez que piora a circulação linfática e sanguínea.

 

9. Cremes tópicos ajudam a tratar a celulite?

Mito. Os cremes em cosméticos para celulite não são capazes de tratá-las.

Os cremes não conseguem atingir camadas profundas, onde está a gordura, sistema linfático e traves fibrosas, que são estruturas relacionadas com a causa da celulite.

 

10. Os resultados dos tratamentos contra celulite são definitivos?

Mito. Quanto aos resultados, é esperada a melhora da textura da pele e a redução dos relevos. Esse resultado não é definitivo, pois a celulite tem causas multifatoriais sendo que podem surgir novas ao longo da vida

 

 

 

Ler Mais