Luís Duarte Costa, 47 anos, acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Luís Duarte Costa, que coordena o Atendimento Urgente de Adultos do Hospital da Luz Lisboa desde maio de 2016, sucede a Lèlita Santos, diretora do Serviço de MI da ULS de Coimbra.
O novo presidente está ligado à SPMI há cerca de 20 anos, integrando os Corpos Sociais durante praticamente todo este período. Começou como secretário adjunto, assumiu também as funções de tesoureiro e nos últimos dois mandatos foi vice-presidente, o que lhe confere um profundo conhecimento desta sociedade.
Uma das prioridades de Luís Duarte Costa passa pelo reforço das condições de trabalho e consequente aumento da atratividade da especialidade. “É preciso retomar a atratividade da Medicina Interna, para que todos se revejam numa especialidade fulcral a nível hospitalar. Nos últimos anos cerca de 250 vagas ficaram por preencher no concurso para a entrada em MI. Trata-se um problema que tem muito que ver com as condições de trabalho que são oferecidas aos internistas, que têm de ser melhoradas”, afirmou.
A nova direção da SPMI está comprometida em continuar a estudar e desenvolver as propostas que têm vindo a ser estruturadas para dotar os internistas das condições necessárias ao desempenho do seu trabalho. “Vamos naturalmente manter o trabalho que tem sido desenvolvido com a Ordem dos Médicos, o Colégio da Especialidade e as autoridades oficias para que a Medicina Interna e os Internistas possam ser valorizados pelo trabalho absolutamente essencial no SNS”, conclui Luis Duarte Costa.
Filho de um gastrenterologista e de uma pediatra, Luís Duarte Costa é natural de Lisboa e fez o seu curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, que terminou no ano 2000. Especialista de MI desde 2008, é casado com uma médica de família e tem duas filhas.