Estudo: maior consumo de nicotina pode ajudar a deixar de fumar

Uma novo estudo testou três formas de acabar com o vício através da própria substância.

A nicotina presente nos cigarros é considerada uma das substâncias mais viciantes. Por isso, pode parecer estranho que o seu maior consumo possa contribuir para o fim do hábito de milhares de pessoas. Porém, essa é a sugestão de um novo estudo de uma organização não-governamental (ONG) britânica que procura apoiar as pessoas que querem terminar com a sua dependência do tabaco.

Durante mais de 20 anos, uma Terapia de Substituição de Nicotina (TSN) tem sido prescrita por médicos, em muitos países. Esta nova pesquisa da ONG britânica observou as melhores maneiras de usar a TSN para parar de fumar e selecionou três.

Na primeira, o estudo sugere a utilização de duas terapias em simultâneo como adesivos, sprays nasais e orais, inaladores e pastilhas. A equipa de investigação concluiu que ter um adesivo ao mesmo tempo em que se consome uma pastilha, por exemplo, aumenta as hipóteses de desistir.

Começar a usar uma das formas de TSN antes de parar de fumar é outra das sugestões. Normalmente, as pessoas começam a sua terapia no dia em que desistem de fumar. Contudo, esta dica aponta para o começo de uma TSN algumas semanas antes, enquanto ainda estão a fumar, pois pode contribuir para o maior sucesso da terapia.

Por fim, a investigação também verificou que doses maiores de uma TSN podem ajudar algumas pessoas. Isto porque algumas terapias têm níveis maiores de nicotina do que outras.

Nesta pesquisa, as pessoas eram mais propensas a parar se consumissem 4 miligramas (mg) de goma de nicotina, em comparação com as de 2 mg. A dose mais elevada pode ser particularmente útil em pessoas que fumam mais cigarros – por exemplo, mais de 20 por dia. Também nos adesivos, os testes sugerem que o uso de adesivos de 21 ou 25 mg pode aumentar a chance de parar, em comparação com adesivos de 14 ou 15 mg.

A líder do estudo e investigadora da Universidade de Oxford, Nicola Lindson, diz que o principal motivo para o maior sucesso com o aumento do consumo de nicotina se deve ao facto de os fumadores ficarem felizes depois de um cigarro porque a nicotina liberta no cérebro dopamina, a hormona da “felicidade”. Além disso, o elemento mais nocivo dos cigarros é o fumo, que contém químicos o arsénico por exemplo.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...