“Dalí Cybernetics”, a surpreendente viagem digital pelos mundos de Salvador Dalí, que é também a maior exposição imersiva do mundo dedicada ao artista catalão e a única desenvolvida com o apoio da Fundação Gala – Salvador Dalí, vai continuar a desafiar a perceção dos visitantes até ao dia 1 de setembro na Immersivus Gallery Lisboa, situada no Museu da Água – Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras.
Cuidadosamente desenvolvida ao longo de dois anos e meio por uma equipa internacional liderada pelo estúdio criativo catalão Layers of Reality, em estreita colaboração com o Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Dalí, “Dalí Cybernetics” é uma experiência imersiva e interativa que convida a um novo olhar sobre a obra e a mente visionária de Salvador Dalí, num percurso que atravessa a arte, a ciência e a tecnologia para dar a conhecer não só elementos centrais da iconografia Daliniana, como perspetivas até então desconhecidas sobre o seu pensamento e o seu legado artístico.
Por entre projeções de grande formato, instalações interativas e colaborativas, hologramas e realidade virtual, visitantes de todas as idades podem conhecer aquele que foi considerado o “primeiro artista digital da história”, e vivenciar, por exemplo, um espaço expositivo que permite explorar a relação de Dalí com a ciência e a tecnologia, trabalhando a arte digital, a cibernética e a terceira e quarta dimensões, e uma impressionante viagem totalmente imersiva de 30 minutos pela sua vida e obra através das através das suas obsessões científicas. Desde a sua estreia, em novembro de 2023, a exposição já recebeu a visita de mais de 40 mil pessoas.
“Living Van Gogh”: uma viagem multissensorial pelo universo de Vincent, para melhor compreender Van Gogh
A norte, na Invicta, a viagem multissensorial pelo universo de Vincent Van Gogh vai permanecer em exibição na Immersivus Gallery Porto, situada na Alfândega do Porto, também até 1 de setembro.
“Living van Gogh”, uma tocante experiência imersiva e interativa que mergulha no coração das mais célebres obras e que permite aos visitantes “entrar” na pele de Vincent, mais do que Van Gogh, vendo o mundo pelos seus olhos, inicia-se com “Immersive Van Gogh”, o maior espetáculo multimédia do mundo dedicado ao pintor holandês, em estreia absoluta em Portugal.
Com assinatura do artista visual italiano Massimiliano Siccard, “Immersive Van Gogh” chegou em 2023 à cidade do Porto, em exclusivo na Immersivus Gallery, depois de receber mais de 5 milhões de visitantes na América do Norte, onde esgotou em cidades como Los Angeles, Chicago e Nova Iorque. Após esta experiência, o público entra cada vez mais profundamente no universo interior de Van Gogh através de um conjunto de instalações interativas e imersivas desenvolvidas pelo ateliê OCUBO, como a Sinfonia dos Girassóis ou uma experiência de deep fake, entre muitas outras.
“Dalí Cybernetics” está patente na Immersivus Gallery Lisboa, de terça a sexta-feira entre as 15h30 e as 19h, e ao sábado e ao domingo entre as 15h30 e as 19h30, com bilhetes a partir de 8,5€. “Living Van Gogh”, por seu turno, está em exibição na Immersivus Gallery Porto, de terça-feira a domingo, com sessões das 14h às 16h30, e bilhetes a partir de 10€. As entradas para ambas as exposições podem ser adquiridas através da plataforma www.portugalagenda.com ou nas bilheteiras locais.