Antecipar ou adiar compras é a estratégia encontrada por cada vez mais consumidores para poupar e manterem equilibrados os seus orçamentos familiares. A começar pela Black Friday, que é já na próxima sexta-feira, dia 24, e dá início ao arranque das compras natalícias. Milhares de pessoas em todo o mundo aguardam por este dia, e também pela Cyber Monday (que acontece imediatamente na segunda-feira seguinte), para antecipar a compra de produtos a preços mais baixos.
Os portugueses não são exceção: 55% dos inquiridos revelam que irão aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday, sendo que 36% afirmam que anteciparão as compras de Natal. Pretendem gastar em média 131 euros, um valor que tem vindo a diminuir de ano para ano (148 euros em 2021 e 138 euros em 2022), segundo os dados antecipados do Observador Natal 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance. Neste âmbito, são os consumidores na faixa etária dos 35 aos 44 anos e da região Norte que preveem gastar mais dinheiro.
Apesar de estarem disponíveis promoções das mais diversas marcas, há produtos aos quais os consumidores estão sempre mais atentos. Assim, 57% querem comprar na categoria Vestuário & Acessórios de Moda (vs. 59% em 2022), 37% pretendem adquirir Brinquedos (vs 36% em 2022) e 35% vão aproveitar as promoções em artigos de beleza, mais especificamente Perfumes & Maquilhagem (vs 39% em 2022).
Sete em cada 10 inquiridos adiam algumas compras para os saldos de janeiro
Além da Black Friday e da Cyber Monday há outro momento de promoções que os inquiridos não querem perder: os saldos. A época inicia-se logo no primeiro mês do ano e 7 em cada 10 inquiridos (66% em 2023 vs 69% em 2022) dizem ter intenção de aproveitar estas promoções. Neste contexto, 23% dos inquiridos irão ainda, nesta altura, fazer compras de Natal tardias. O maior número de consumidores que pretende adquirir produtos nos saldos é da faixa etária entre os 25 e os 34 anos e da região de Lisboa ou Centro.
O top 3 de produtos mais procurados no período de saldos muda ligeiramente em comparação com a Black Friday e Cyber Monday. Apesar de Vestuário & Acessórios de Moda ser igualmente a categoria mais procurada (79%), logo surgem depois os produtos para a casa, com 29% das intenções de compra.