<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mais de metade dos portugueses considera que em 2040 não terá direito a reforma

26 Agosto 2022
Sandra M. Pinto

Retrato nacional dos 55 ou mais anos

51,4% dos portugueses inquiridos, entre os quais 73,5% ainda no ativo, acha que em 2040 já não existirão recursos financeiros para garantir a pensão de velhice (reforma). 63,5% considera também que foram as pessoas com 65 ou mais anos os mais afetados com a pandemia vivida nos últimos 2 anos.

Estas são algumas das conclusões de um estudo sobre o comportamento dos portugueses com 55 ou mais anos, promovido pela Ageless Portugal, empresa focada nas necessidades e ambições desta faixa etária, e levado a cabo pela Multidados, de 21 de Janeiro a 14 de Fevereiro, junto de uma amostra composta por 657 pessoas.

Do painel inquirido, 66,1% refere que ainda se encontra a trabalhar por não ter a idade legal para se reformar. Já 54,6% admite que não o faz para não sofrer cortes nesta pensão. Apenas 13,2% mantêm-se ativos “para se sentirem ocupados/produtivos” ou porque “têm gosto pelo trabalho que desempenham”. Dos respondentes não ativos, 59,2% refere que está nesta condição em virtude das suas poupanças ao longo da vida ou da reforma atual.

No campo do consumo, e enquadrado no mercado da longevidade (silver economy), um quarto dos inquiridos revela que não existe diversidade na oferta de produtos e serviços adaptados às suas necessidades. 51,2% destes afirmam que não existem produtos/serviços focados para a sua faixa etária, sendo semelhantes aos dos mais novos, enquanto que 29,3% admite que os produtos não se adequam às preferências da sua idade. Já 20,7% estão mesmo convictos que as marcas estão orientadas para os mais jovens e que simplesmente “não lhes interessa” o seu segmento.

Supermercados (38,4%), Saúde (20,1%), Alimentar (17,7%) e Roupa e Acessórios (14%) são os setores mais penalizados pelos inquiridos no que diz respeito à não existência de produtos focados na sua idade. No que concerne aos setores que pior comunicam com os seus consumidores com 55 ou mais anos, os Supermercados lideram com 34,8% das respostas obtidas. Roupa e Acessórios (12,8%), Alimentar (8,5%) e Saúde (7,9%), surgem nas posições seguintes.

Questionados sobre as marcas que melhor representam a sua faixa etária, integram o top-10: Nivea (16,9%), Becel (7,5%), L’Oréal (6,5%), Colgate (5,9%), Vichy (5%), Cien (4,6%), Mimosa (4,1%), Viva Melhor (3,7%), Centrum (2,7%) e Pepsodent (1,8%).

Quando inquiridos sobre os hábitos em realizar compras através dos meios digitais, 73,5% admitiu que esta não é ainda uma prática regular. Dos 26,5% que responderam afirmativamente, revelam que o cartão de crédito/débito (44,8%) e a referência de multibanco (40,8%) são os principais métodos de pagamento utilizados. Os setores onde habitualmente fazem compras online são Roupa e Acessórios (72,4%), Livrarias (19%) e Cosméticos (15,5%).

Ao nível da comunicação, 41,2% assume que utiliza diariamente alguma rede social. Já 24,5% refere que o faz, pelo menos, entre 2 a 3 vezes por semana. Neste campo, o Facebook lidera de forma destacada com 76,6% das preferências de utilização. O Instagram surge na segunda posição, mas a uma distância considerável (21,8%).

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 5 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 5 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 5 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 6 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 6 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 6 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 7 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 7 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 7 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 7 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 8 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 8 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 8 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 9 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 9 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 10 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 10 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 10 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 11 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.