A Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA acaba de lançar os resultados do mais recente Sports Survey, que analisa as tendências desportivas entre os consumidores portugueses. Mais de metade (52%) pratica desporto algumas vezes por semana, sendo que o ginásio ou treinos fitness são a opção mais escolhida (43%).
A saúde e o bem-estar são temas cada vez mais presentes no dia-a-dia de todos e, para compreender melhor as tendências e o impacto da prática desportiva junto dos portugueses, a Klarna lançou o Sports Survey, fruto do inquérito feito a mais de 11.000 consumidores de dez países, incluindo Portugal.
Se a maioria dos portugueses pratica atividade física mais de uma vez por semana (52%), um quarto já o faz diariamente (25%). A geração Z é a que pratica mais desporto diário (50%), sendo que as restantes gerações rendem-se à prática semanal – Millennial (51%), Gen X (41%) e Baby Boomers (55%). Ginásio ou Treino Fitness é a opção mais escolhida (43%), seguido de corrida (42%) e natação (26%). Na prática diária, são os homens (31%) que se destacam, uma vez que as mulheres têm preferência pela prática semanal.
A larga maioria dos inquiridos afirma que pratica atividade física para se manter saudável (80%), percentagem que se mantém elevada entre os que afirmam que melhora a sua saúde física (67%), a saúde mental (67%) e ajuda a manter em boa forma (61%).
“Os portugueses estão mais conscientes da importância que a atividade física tem na sua saúde e bem-estar” começa por afirmar Alexandre Fernandes, Country Manager da Klarna para Portugal e Espanha. “No entanto, há dados que devemos olhar com maior atenção, pois metade dos portugueses (50%) não pratica atividade física por ser demasiado cara. Quando olhamos para os orçamentos disponíveis, o parcelamento de anuidades pode ser uma solução ágil para a manutenção de práticas de vida saudáveis.”
Desporto e Finanças. Para onde vai o orçamento?
Se uma grande parte dos inquiridos não pratica nenhum desporto por ser demasiado caro (50%) ou por não ter tempo (30%), entre os que se dedicam a práticas desportivas, quase metade (46%) gasta até 200€ por ano, e um terço (33%) dedica entre 201€ e 500€ do seu orçamento.
Os valores alocados são partilhados entre diferentes categorias, sendo que a Roupa Desportiva ocupa o primeiro lugar, com 87%, seguido de vitaminas, suplementos ou batidos de proteínas (39%) e com subscrições de ginásios a completar o TOP3 com 30% dos inquiridos a afirmar que dedica o seu roçamento à categoria em questão.
Quando é preciso comprar itens para a prática das modalidades escolhidas, a maioria (83%) vai diretamente a marcas do setor (como por exemplo a Adidas), seguido das grandes marcas de retalho (como a Decathlon ou a H&M (69%)). Embora a sustentabilidade seja uma preocupação cada vez maior, apenas 12% acaba por recorrer a marcas que se destacam pelos seus posicionamentos na área. Entre os mais jovens (Gen Z), a percentagem sobre aos 16%, demonstrando sendo que os mais novos demonstram maior consciencialização para a temática e para o seu impacto ambiental.
Como o orçamento não estica e a qualidade é para manter, mais de metade dos inquiridos confessa comparar preços ativamente antes de comprar novos produtos (58%), procurar cupões de descontos como os que existem na app da Klarna (39%) e ler reviews antes de comprar (36%).
Campeonato Europeu de Futebol e Jogos Olímpicos entre os eventos mais acompanhados
O desporto está mais presente na vida dos portugueses, não só na prática desportiva mais regular. Se o facto de o futebol estar no topo da lista dos desportos mais acompanhados (por 81% dos inquiridos) não surpreende, as modalidades de Fórmula 1/Moto GP (33%), Ciclismo (29%) e Ténis (26%) estão a ganhar terreno e a conquistar a atenção.
Em ano de Campeonato Europeu de Futebol e de Jogos Olímpicos, muitos são os que vão acompanhar na TV ou em Plataformas digitais – 52% e 60% respetivamente – mas também há quem vá acompanhar ao vivo – 4% irá a França para os Jogos Olímpicos e 6% à Alemanha para o Europeu de Futebol. No ciclismo, o Tour de Portugal também vai conquistar espetadores nos ecrãs (36%), assim como o Grand Prix F1 (29%).