Aproveitar as promoções para antecipar já as prendas de Natal é a principal motivação dos consumidores. A inflação gera maior procura por descontos, mas também marca travão nos gastos: um em cada três inquiridos revela que pretende reduzir os custos. Contenção é mesmo a palavra de ordem: 78% não vai mexer nas poupanças para comprar durante esta época mais consumista do ano. Os resultados são do estudo “Black Friday 2023 – Inflação’ realizado pelo Portal da Queixa.
E se na Black Friday de 2022, apenas 35.6% dos consumidores fez compras, este ano, mesmo com orçamentos mais apertados, a intenção de aderir ao fenómeno das grandes promoções ultrapassa os 52%, revela o estudo ‘Black Friday 2023 – Inflação’ desenvolvido pelo Portal da Queixa para avaliar as expectativas e os comportamentos dos consumidores para esta época de descontos.
Aproveitar as ofertas da Black Friday – que acontece a 24 de novembro – para antecipar as compras de Natal, é a motivação de grande parte dos portugueses, com 42.5% dos inquiridos a admitir que vai procurar descontos e promoções nesta black season, sobretudo para contrariar a inflação e a pensar já na aquisição dos presentes natalícios.
Inflação dita contenção nos gastos
De acordo com o inquérito, 35% dos consumidores tenciona gastar menos (do que na Black Friday anterior), com 30% a revelar que vai gastar menos de 100 euros e 51% a admitir gastar entre 100 e 500 euros.
A realidade dos orçamentos familiares mais apertados é confirmada pelos portugueses inquiridos: 65% assume que a incerteza económica atual influencia consideravelmente as suas decisões de compra neste período mais consumista do ano. Já 78% admite não recorrer às poupanças para comprar durante a Black Friday ou no Natal, porém, 22% assume mexer nas poupanças.
A inflação dita contenção também nos gastos com o Natal. Mais de 56% dos consumidores vai reduzir o custo em presentes. Outra alteração prevista no padrão de consumo para a quadra natalícia é que um em cada três portugueses tenciona comprar menos prendas este ano (34%).
Tecnologia, Moda e Eletrodomésticos são as categorias mais procuradas
Nas categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores nesta Black Friday surge, em primeiro lugar, a Tecnologia (telemóveis, computadores, televisões, etc.) com 21.2% das intenções de compra; segue-se a categoriaModa (roupa e acessórios), com uma previsão de compra a rondar os 19% e, em terceiro, Eletrodomésticos e Utilidades para o Lar, resposta dada por 18% dos inquiridos. Produtos de Beleza e Cuidado Pessoal foram mencionados por 8.6% dos consumidores. Mais de 6% tenciona gastar em produtos da categoria Livros/Música/Papelaria e outros 6% em Mobiliário e Decoração.