Embora existam muitas razões para o aparecimento de manchas na pele , a exposição solar continua a ser, de longe, a principal causa do aparecimento não só de manchas, mas também de pintas e de doenças como o melasma e a queratose.
Alertam os especialistas que o sol se acumula com o passar dos anos e o aparecimento de manchas é o resultado da exposição prolongada ao longo do tempo.
A única medida preventiva possível contra manchas é nunca se expor diretamente ao sol. As evidências científicas corroboram que a pele que está exposta ao sol há anos é menos hidratada, mais enrugada e tem mais manchas.
A exposição descuidada ao sol provoca desidratação e perda de elasticidade, dando origem a pele enrugada, murcha e áspera. Ou seja, envelhecida e pouco atraente. Com o passar dos anos a capacidade de recuperação da pele diminui, além do aparecimento de manchas, por isso devemos ter cada vez mais cuidado.
Para garantir a síntese da vitamina D, essencial ao organismo e obtida principalmente através dos raios solares, é recomendado expor-se sempre ao sol de forma indireta, pois mesmo estando à sombra ao ar livre, esta vitamina pode ser absorvida, pelo que não é necessário ficar duas horas deitado na praia para obtê-lo.
Estes os grupos de alimentos devem ser incorporados na dieta alimentar para reduzir manchas e cicatrizes e recuperar, na medida do possível, uma certa homogeneidade na pele, bem como um aspeto mais brilhante e saudável.
Proteínas de boa qualidade
Certos aminoácidos estimulam a síntese de colágeno, por isso consumir proteínas pode ser de grande ajuda para manter a saúde da pele e prevenir o aparecimento de manchas. Embora os de origem vegetal, ao contrário dos animais, não contenham todos os aminoácidos essenciais, ainda são essenciais para uma alimentação saudável. Os de origem animal, porém, são ricos em aminoácidos, por isso é aconselhável garantir o seu consumo e, caso contrário, procurar fontes alternativas. O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas, pois contém todos os aminoácidos essenciais.
Vitamina C
A vitamina C está presente em todos os processos da pele, por isso é bom garantir o consumo regular. Está muito presente na alimentação, em alimentos como pimentos, brócolos, beringela, espinafre, tomate ou frutas cítricas.
Ácidos gordurosos de omega-3
No caso das cicatrizes, os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para reduzir a inflamação. Devem ser obtidos através da alimentação, pois o organismo não os fabrica por conta própria, e são encontrados principalmente em peixes azuis como salmão, atum, sardinha, anchova ou cavala, entre outros.
Ferro
É um mineral essencial para a cicatrização da ferida, por isso é aconselhável garantir o seu consumo no pós-operatório para que a cicatriz evolua bem.
Água
Manter a pele hidratada é fundamental para retardar o aparecimento de manchas e melhorar o aspeto das cicatrizes. Neste sentido, introduzir hábitos como beber água regularmente (que também pode ser sob a forma de infusões, sopas e cremes), eliminar completamente a exposição solar e praticar exercício físico regular pode significar para muitos uma melhoria substancial no aspeto da sua pele.