O abacate possui em média 160 kcal em 100g e os seus benefícios vão além do valor calórico.
A grande quantidade de calorias da fruta é decorrente do alto teor de gordura que possui. No entanto, essa gordura do tipo monoinsaturada não faz mal. Muito pelo contrário: ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides, o que auxilia a prevenir e tratar doenças do coração.
O abacate impulsiona a queda do colesterol porque concentra beta-sitosterol, esta substância faz parte do grupo dos fitosteróis, que são quimicamente semelhantes ao colesterol.
A glutationa, detetada em altas doses no abacate, é um antioxidante poderoso, que acaba com os radicais livres capazes de prejudicar as células.
A propriedade garante não só a blindagem do coração como uma menor probabilidade de desenvolver outras doenças, como o cancro.
O abacate também ajuda no processo de emagrecimento, pois possui fibras, promovendo a saciedade e ajudando no funcionamento intestinal. E é fonte de vitamina A e E, antioxidantes poderosos que protegem as células, e ainda contém minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio.
O potássio é responsável por ajudar a controlar os níveis de pressão arterial.
A recomendação de consumo é de 3 colheres de sopa por dia.