Partilhar

Marco Sobral, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vencedor do Concurso de Escolas de Cozinha do Bacalhau da Islândia, representou Portugal no Matey’s Seafood Festival, em Reykjavik

Marco Sobral, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vencedor do Concurso Escolar de Cozinha do Bacalhau da Islândia (CECBI) em Portugal, participou no passado dia 6 de setembro no Matey’s Seafood Festival, juntamente com Marta Oti e Alessendro Abbrescia – vencedores do mesmo Concurso respetivamente em Espanha e Itália. O aluno de Coimbra teve a oportunidade de experimentar todos os menus do festival e ainda apresentar o seu prato para meios de comunicação, chefs de cozinha locais e entidades oficiais, no Herjólfsbaer.

20 Setembro 2024
Forever Young

Os três vencedores tiveram a oportunidade de visitar a Islândia durante 7 dias onde, para além de visitarem a incrível ilha, puderam conhecer vilas piscatórias e aprender todo o processo de pesca e processamento do bacalhau. “Esta experiência única proporcionou-me uma serie de visitas técnicas enriquecedoras a unidades de produção de bacalhau, onde tivemos a oportunidade de conhecer de perto os processos tradicionais e inovadores de tratamento do bacalhau deste produto tão emblemático para ambas as culturas e países. Além da componente técnica, esta viagem permitiu-nos explorar a impressionante beleza natural da Islândia, com visitas culturais a locais de tirar o fôlego a qualquer pessoa, como as paisagens vulcânicas, cascatas, termas, escarpas e paisagem selvagem.” refere Emanuel Faria, professor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que acompanhou Marco na viagem.

Desenvolvido em 2015, e promovido pelo CEC – Conselho Exportador Bacalhau da Islândia, o CECBI tem-se tornado cada vez mais conhecido entre os estudantes de cozinha, aumentando anualmente o número de escolas participantes. Desenvolvido em parceria e com o apoio das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, este projeto tem como objetivo apresentar a qualidade do bacalhau da Islândia. Em 2024, a competição de correu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e contou com a participação de 11 escolas de Hotelaria e Turismo – Porto, Viana do Castelo, Faro, Lamego, Lisboa, Estoril, Portalegre, Caldas da Rainha, Coimbra, Portimão, Setúbal – onde cada concorrente apresentou um prato da sua criação, com o ingrediente principal proveniente da Islândia: o Bacalhau.

Esta foi a terceira edição do concurso em Portugal sendo o júri presidido pela Chef Marlene Vieira, acompanhada por David Estevão, chef de cozinha do restaurante aveirense Bacalhau e Afins (que trabalha exclusivamente com o Bacalhau da Islândia) e Eyjolfur Halldorsson islandês, residente de longa data em Portugal, especialista em validação de qualidade do Bacalhau. Marco Sobral, da Escola de Coimbra, foi o grande vencedor, com um prato único de bacalhau, que apelidou de Mar de Bacalhau e Terra de Vulcões.

Rodeada pelo Atlântico e com muito séculos de tradição, a Islândia é o país onde a arte da pesca está preservada na memória coletiva dos seus habitantes. A pesca, como arte e ofício, é passada de pais para filhos, aprimorando métodos seculares. O Bacalhau foi – desde o início dos tempos – a moeda de troca islandesa, mantendo até hoje o seu estatuto valioso e de iguaria única. A sua qualidade incomparável, faz deste uma das maiores iguarias dos habitantes do sul da Europa e de outros mercados longínquos.

Os pescadores de bacalhau têm apenas um objetivo: garantir o melhor produto possível. O bacalhau é capturado nas águas límpidas que rodeiam a ilha e produzido com cuidado e respeito, tanto pela natureza como pelos consumidores. Porque é preciso uma aldeia inteira para produzir bacalhau salgado de qualidade.

Mais Recentes

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 48 minutos

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 2 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 3 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 4 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 21 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 21 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 22 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 22 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 22 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 22 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 23 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 23 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 23 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 23 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 23 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 23 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 23 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 24 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 1 dia

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.