Do phishing até aos perfis falsos. Conheça todos os truques dos hackers

Estas são as fraudes mais utilizadas para o enganar.

Hoje em dia ninguém se pode sentir 100% seguro.

A revolução digital das últimas décadas promovida pela internet veio determinar que os nossos dados e bens mais preciosos são agora alojados nas plataformas digitais. Se por um lado isto veio trazer alguma conveniência e conferir uma outra eficácia aos processos das organizações, a verdade é que trouxe consigo um enorme problema: a segurança.

Uma simples pessoa, com os conhecimentos certos e com um acesso a um computador, pode penetrar nas “redes” com relativa facilidade. Estes hackers – termo pelo qual estas pessoas são conhecidas – são um enorme problema para as pessoas e para as organizações. Na maioria das vezes tudo o que é necessário é um número da segurança social, uma password, conhecer a data ou local de nascimento, para se conseguir utilizar esta mesma informação para aceder a um dispositivo ou rede privada.

Recentemente o portal AARP publicou uma listagem com as principais estratégias e fraudes utilizadas por estes especialistas informáticos para cometer diversos crimes, que podem ir desde um acesso indevido até à extorsão. Conheça aqui os principais perigos a que deve estar atento.

 

  1. Spoofing

Quando lhe ligam, o número que aparece no écran parece familiar ou de uma localidade perto da sua? Não confie demasiadamente nisso. A verdade é que quem lhe está a ligar, pode estar a faze-lo a partir de qualquer lugar no Mundo. O spoofing é isso mesmo, é uma fraude que simula números de telefone locais com o objetivo de se fazer passar por algo legitimo ou familiar

  1. Phishing

As estratégias de phishing passam por conseguir convencer utilizadores a partilhar de forma voluntária informações pessoais ou dinheiro, escondendo a verdadeira identidade do criminoso. Normalmente “mascarando-se” de pessoas ou empresas de confiança, estes esquemas informáticos pedem que envie os seus dados ou informações pessoais de forma a poder ganhar prémios (falsos) ou resolver problemas.

  1. Perfis falsos

Atualmente qualquer individuo consegue fingir ser outra pessoa nas redes sociais, nas plataformas de encontros ou em outro tipo de sites. Para tal basta criar um perfil com fotos de outras pessoas, com outros nomes e com conteúdos enganosos. Muitas vezes acreditamos estar a interagir com pessoas na internet que na realidade são inteiramente diferentes. Tenha cuidado.

  1. Alertas pop-up

Isto é algo que assusta muita gente. Estes tipos de alertas aparecem subitamente nos nossos écrans, apresentando mensagens que nos pretendem assustar. Habitualmente dizem que tem um vírus qualquer ou então anunciam um qualquer prémio. O objetivo dos criminosos é que clique nestes banner pop-up. Assim que o fizer o seu computador poderá ficar comprometido ou infetado com malware.

  1. Robocalls

Os dados de 2019 revelam que só nos EUA, foram feitas mais de 58.5 mil milhões de chamadas automáticas pré-programas – habitualmente conhecidas por robocalls. Cerca de 40% de todas estas chamadas correspondem a chamadas fraudulentas. A verdade é que atualmente é extremamente fácil para qualquer criminoso criar um esquema de chamadas automáticas que procuram simular interações verdadeiras e cujo objetivo principal é conseguir roubar os seus dados ou dinheiro.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...