<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Marque na agenda: há duas visitas guiadas a esta exposição e ambas são gratuitas

9 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

As visitas são gratuitas e acontecem a 13 e 25 de outubro, sempre às 11h00, no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”. Nos restantes dias, pode ser vista livremente.

A exposição “CARRY ME – 100 Anos de Malas” tem atraído a atenção de milhares de pessoas, no Colombo, em Lisboa, ao contar a história das malas, desde 1920 até aos dias de hoje, através de exemplares de marcas de luxo – como Chanel, Dior, Gucci, Hermès, Jacquemus, Prada e Whiting & Davis – que dão a conhecer a evolução do seu design, bem como as personalidades que popularizam a sua utilização, tornando-as icónicas.

 

Para uma experiência ainda mais completa, o centro comercial organizou visitas guiadas, que têm lugar este domingo, dia 13, e dia 25 de outubro, pelas 11h00. Há 20 vagas para cada data e a participação é gratuita, carecendo apenas de inscrição prévia no site.

 

Com duração máxima de uma hora, estas visitas são feitas por Fabrícia Valente, que, entre outros projetos, desenvolveu a curadoria artística da exposição “Amor Veneris”, e trabalha em Mediação Cultural no MAAT, no Museu Coleção Berardo, no CCB, e na State of the Art (SOTA), somando mais de 200 colaborações em exposições com vários outros museus e entidades.

 

Organizada pelo Centro Colombo em colaboração com a Expona – Museum Exhibition Network, “CARRY ME – 100 Anos de Malas” está dividida em quatro núcleos, numa oportunidade ímpar de seguir a sua cronologia, desde as origens funcionais até se tornarem status de ícones de moda. O primeiro é dedicado ao período compreendido entre 1920 e 1940, sob o mote “Nova Mulher, Novas Ideias”, enquanto a seguinte revela o estilo que esteve em destaque de 1950 a 1960, sublinhando o “Novo Visual”. No terceiro núcleo será possível ver de perto ícones de duas décadas: a de 1970, considerada a “Do Mau Gosto”, e a de 1980, percecionada como a “Dos Yuppies”. O último ponto da visita incide entre 1990 e 2020, numa sala intitulada “A Digitalização Transforma o Mundo”.

 

Dos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, fazem parte, por exemplo, a mala “Kelly” de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a “Chanel 2.55”, um símbolo de elegância intemporal. Além de peças clássicas, a exposição destaca inovações como a Fendi Baguette, um marco das “It-bags” dos anos 90, e o Chiquito de Jacquemus, uma recente tendência que reimagina a funcionalidade das malas contemporâneas.

 

Este mês, juntou-se ainda a esta galeria uma nova peça, assinada por Valentim Quaresma. Trata-se da “Mala do Futuro”, criada pelo estilista em exclusivo para este evento, através da qual reflete a sua visão sobre a sociedade contemporânea e os desafios de um mundo em constante transformação.

 

“CARRY ME – 100 Anos de Malas” está integrada no “A Arte Chegou ao Colombo”, um projeto pioneiro do centro comercial que nasceu, em 2011, da vontade de divulgar e promover a interação com a arte de forma livre e acessível a todos.

 

Datas da exposição: até 25 de outubro

Horário das visitas livres: todos os dias, das 10h00 às 24h00

Horário das visitas guiadas: 13 e 25 de outubro, às 11h00

Inscrições nas visitadas guiadas: https://www.colombo.pt/aacc-visitas-guiadas/

 

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 15 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 15 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 16 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 16 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 16 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 17 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 17 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 17 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 17 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 18 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 18 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 18 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 19 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 19 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 20 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 20 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 20 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 20 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 21 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.