Partilhar

Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? Elas protagonizam 49.4% das reclamações do Portal da Queixa

Participação feminina aumentou 12% em 2023. Mais de 66 mil queixas registadas. Do que mais reclamam? Do serviço prestado pelas marcas e dos atrasos nas encomendas.

8 Março 2024
Sandra M. Pinto

Atualmente, as mulheres representam metade das reclamações registadas no Portal da Queixa. Em 2023, elas foram a voz de mais de 66 mil reclamações publicadas na plataforma, uma subida de 12%, face a 2022. Reclamam, sobretudo, do mau serviço prestado pelas marcas e entidades e dos atrasos nas entregas das encomendas. São maioritariamente consumidoras entre os 25 e 44 anos, residentes nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

 

Mas afinal do quê e de quem reclamam mais as mulheres? A pergunta foi o ponto de partida para uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março. Segundo os dados aferidos, no ano passado, as consumidoras portuguesas foram responsáveis por 48.4% das queixas geradas. Em 2023, apresentaram 66.529 reclamações dirigidas a várias marcas e entidades. Um aumento de 12%, face a 2022, onde a contestação feminina somou 59.437 reclamações.

Entre os principais motivos das reclamações assinadas no feminino, a análise revela que são sobretudo, sobre: o mau serviço prestado pela marca ou entidade; seguem-se os atrasos na entrega das encomendas e os problemas no apoio ou atendimento ao cliente.

Em quarto lugar, queixam-se de condições contratuais e também de falha na assistência técnica. No rol das contestações estão ainda motivos como: as más condições de entrega do produto; valores da venda e a garantia dos artigos.

 

Setores na mira das reclamações

Relativamente aos alvos das reclamações, os dados demonstram que são dirigidas, sobretudo, a marcas e entidades relacionadas com cinco setores de atividade: Correio, Transporte e Logística (13.6%); Serviços e Administração Pública (8.8%); Compras, Moda e Joalharia (8.4%); Comunicações, TV e Media (7.2%) e Transportes Públicos, Aluguer e Condução (6.5%).

No que se refere ao perfil da consumidora que mais regista reclamações no Portal da Queixa, os dados aferiram que são predominantemente mulheres na faixa etária dos 25 aos 44 anos. As mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam. Em 2023, a média de idade foi 41 anos.

Relativamente aos distritos com maior representação feminina nas reclamações publicadas, em 2023, foram: Lisboa, Porto, Setúbal, Braga, Aveiro e Faro.

Na análise ao ano 2023, foram encontradas ainda reclamações provenientes de 36 outros países, além de Portugal. Os cinco que apresentaram mais queixas no feminino foram: Brasil, Reino Unido, França, Espanha e Suíça.

 

Mais Recentes

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 6 minutos

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 37 minutos

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 2 dias

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 2 dias

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 2 dias

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 2 dias

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 2 dias

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 2 dias

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 2 dias

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.