De acordo com a Melanie Palm, dermatologista certificada e professora clínica assistente na Universidade da Califórnia, em San Diego, algumas propriedades nas claras de ovo poderiam, teoricamente, trazer benefícios para a pele. A albumina, proteína presente nas claras, cria uma sensação de firmeza à medida que seca, o que alguns acreditam ajudar a suavizar a pele.
A lisozima, uma enzima encontrada nas claras de ovo, possui propriedades antibacterianas que, em teoria, poderiam ajudar a reduzir a acne. Além disso, as claras de ovo retêm a água na pele, potencialmente fornecendo hidratação, acrescentou a especialista.
No entanto, as evidências científicas que sustentam essas afirmações são escassas, conforme explica a Viktoryia Kazlouskaya, dermatologista certificada afiliada à Universidade de Pittsburgh: “Sejamos realistas — se esse fosse o segredo para o antienvelhecimento, não veríamos mais rugas e flacidez. Sabemos que elas não se comparam aos cremes anti-idade profissionais e aos tratamentos de pele estabelecidos.”
Se tem alergia a ovos, definitivamente não deve experimentar essa tendência de cuidados com a pele. Para todos os outros, geralmente é seguro, mas ainda existem potenciais desvantagens.
O primeiro grande risco a considerar é a possibilidade de doenças alimentares. As claras de ovo cruas podem conter bactérias salmonela. Se entrar em contato com a boca através das mãos ou da máscara, corre o risco de contrair uma infeção. Também pode transferir as bactérias para superfícies de alto contato, como bancadas de cozinha ou utensílios, o que poderia espalhar a doença a outras pessoas.
O segundo risco importante são as reações alérgicas. Se tem alergia ou sensibilidade ao consumir ovos, é desnecessário dizer que provavelmente experimentará uma reação negativa ao aplicá-lo topicamente.
Uma alergia a ovos pode causar sintomas como:
- Erupções cutâneas
- Urticária
- Diarreia
- Náusea
- Vómito
- Dificuldade para respirar
Se tiver dificuldade para respirar, procure o médico imediatamente para evitar uma possível anafilaxia potencialmente fatal.
Especialistas recomendam que se quiser experimentar essa tendência, nunca deve deixar a máscara secar completamente na pele, pois isso pode causar ressecamento excessivo. Limitar o tempo de aplicação a no máximo 10 minutos e hidratar a pele após o uso são precauções essenciais.