<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Medicamento para Alzheimer mostra-se promissor no tratamento de outro tipo de demência

13 Setembro 2024
Forever Young

Um novo estudo sugere que um tratamento para Alzheimer , o tipo mais comum de demência , também pode tratar o segundo tipo mais comum – a demência com corpos de Lewy (DCL).

O tratamento é um inibidor de colinesterase (ChEI) que já foi usado com pacientes DLB, mas até agora não estava claro o quão eficaz ele era. Esta nova pesquisa indica que ele pode retardar o declínio cognitivo.

A DLB está intimamente relacionada com o Alzheimer e o Parkinson, mas sabemos pouco sobre ela. A equipe do Karolinska Institutet na Suécia diz que as suas descobertas acrescentam alguma profundidade importante à nossa compreensão da condição.

«Os nossos resultados destacam os benefícios potenciais dos ChEIs para pacientes com DCL e apoiam a atualização das diretrizes de tratamento», diz a neurobióloga Maria Eriksdotter.

O estudo envolveu 1.095 pessoas com DLB, que estavam sendo tratadas com um ChEI ou memantina (outro tratamento para Alzheimer), ou não estavam a receber nenhum dos medicamentos. Os participantes do estudo foram acompanhados por um período de até 10 anos.

Aqueles em ChEIs – particularmente dois tipos chamados donepezil e galantamina – mostraram declínio cognitivo significativamente mais lento do que aqueles que receberam memantina ou nenhum tratamento. Houve também um risco reduzido de morte no grupo CHEI, embora isso tenha se mantido apenas no primeiro ano após o diagnóstico de DLB.

Embora este tenha sido um estudo observacional de registos existentes, e não um ensaio clínico , e, portanto, não possa mostrar causa e efeito, ele indica que vale a pena continuar investigando os ChEIs como tratamentos eficazes para alguns pacientes com DLB.