Partilhar

Metade dos portugueses não planeia as compras de presentes de Natal, revela estudo

E você?

29 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

No Natal, quase metade dos portugueses (49%) não planeia a compra de presentes com antecedência e a maioria (63%) acaba por oferecer prendas parecidas ou iguais de ano para ano. As conclusões são de um estudo* promovido pela Sonae Sierra, que gere centros comerciais como o NorteShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e ArrábidaShopping, que procurou compreender os hábitos e comportamentos dos consumidores no momento da compra de presentes, nesta época.

Quando questionados sobre o tempo que demoram a fazer a lista de presentes de Natal, 60% dos inquiridos no “Os portugueses e os presentes de Natal” referem dedicar menos de um dia a esta tarefa. Destes, 39% fazem-na em dezembro e 24% quando veem as primeiras decorações.

No que respeita ao tipo de prendas, a análise mostra que há uma diferença substancial entre o que os portugueses preveem oferecer a meninas comparativamente aos meninos, e a mulheres versus homens. Enquanto livros, maquilhagem, bonecas e artigos de princesas são maioritariamente oferecidos a meninas, dá-se mais brinquedos de construção, artigos de desporto ou com super-heróis aos meninos. Ao olhar para os adultos, há uma maior tendência para oferecer roupa e acessórios (76%) e chocolates (74%) a mulheres, e garrafas de bebidas alcoólicas (76%) a homens, embora também haja tendência para roupa (63%).

Apesar de os consumidores pensarem que escolhem presentes diferentes todos os anos, quando refletem sobre o tema, apercebem-se que compram produtos iguais ou parecidos para as mesmas pessoas.

Perante estes dados, a psicóloga Joana Gentil Martins refere que a falta de reflexão sobre o ato de oferecer pode levar a que as escolhas sejam mais facilmente influenciadas por ideias pré-concebidas ou por hábitos, por exemplo, e defende a importância de consciencializar e apelar à racionalização do ato de compra, pensando mais na pessoa que vai receber o presente.

“Há uma máxima que diz ‘faz aos outros aquilo que gostavas que fizessem a ti’, mas deveria ser ‘faz aos outros aquilo que eles gostariam que lhes fizesses’. Precisamos de perguntar mais, ouvir atentamente mais e não ‘assumir’ o que os outros possam querer ou gostar”, afirma a especialista.

Os presentes são, na verdade, uma das cinco linguagens do amor, de acordo com uma teoria desenvolvida pelo conselheiro matrimonial Dr. Gary Chapman, que propõe que as pessoas expressam e recebem o amor de maneira diferentes. Partindo deste pressuposto, Joana Gentil Martins sublinha a importância de escolher presentes com base no que as pessoas gostam, já que é também uma forma de se sentirem amadas.

 

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 47 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 53 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 1 hora

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 1 hora

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 2 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 2 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 2 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 4 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 5 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 5 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 6 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 6 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 6 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.