Mitos e verdades sobre os pontos negros

Pontos negros aparecem quando os folículos capilares são bloqueados por células da pele – e não sujidade, como normalmente se pensa.

Quase todos temos pequenas borbulhas brancas ou pretas em algum ponto do nosso nariz, testa ou queixo. E estão longe de ser bonitas. Felizmente, existem algumas coisas que podem ser feitas para tornar a aparência da sua pele mais refinada e livre de pontos negros!

Porque temos pontos negros no rosto?

As impurezas da pele aparecem sempre nos folículos sebáceos. Estes folículos, feitos de pequenos pelos e glândulas sebáceas, encontram-se principalmente no rosto, peito e costas. Se o canal folicular ficar bloqueado ou se uma bactéria entrar nos poros, os pontos negros aparecerão.

Os pontos negros também são chamados comedões. Ocorrem quando as glândulas sebáceas são bloqueadas e o excesso de óleo não pode ser eliminado. Isso provoca a formação de borbulhas. Se a pele se abre na extremidade da glândula, o sebo assume uma cor mais escura em contacto com o ar. Neste caso, damos o nome de “ponto negro”.

Se os pontos negros não se abrem por conta própria, tornam-se um problema sério: o sebo acumulado serve como um terreno fértil para bactérias, o que pode provocar inflamações cheias de pus. O resultado é o aparecimento de uma borbulha vermelha. Nunca esprema uma borbulha! Ao romper, pode inflamar o tecido ao seu redor — uma borbulha seguir-se-á rapidamente de outra.

Remova sempre as borbulhas com um esteticista profissional. Muitas dermatologistas também têm as suas próprias esteticistas especializadas na limpeza da pele e que conhecem a melhor maneira de remover borbulhas. Isto vai prevenir inflamações e permitir que a sua pele se cure por si só.

FACTOS

Os pontos negros podem aparecer nos nossos ouvidos e queixo, mas são mais comuns no rosto e nariz
Os pontos negros resultam de folículos ou poros que estão bloqueados por células da pele e óleos
O aparecimento de pontos negros depende da idade, tipo de pele e o tipo de produtos de cuidado de pele que usa
Os pontos negros também estão ligados ao seu estilo de vida: o que come, bebe e o exercício que faz

MITOS

Espremer os pontos negros é uma maneira eficaz de se ver livre deles
Os pontos negros resultam de uma higiene descuidada
Os pontos negros são sempre negros
Os pontos negros são causados por bactérias

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...