Sphen, o famoso pinguim gay da Austrália, morreu esta quinta-feira de causas naturais. Tinha 11 anos.
O casal de pinguins Sphen e Magic, do Sealife Aquarium, ficaram famosos em 2018 na sequência da notícia do seu relacionamento homossexual. A partir desse momento, os pinguins tornaram-se num símbolo de igualdade.
Segundo o jornal britânico The Guardian, o casal comemorou recentemente seis anos juntos e criaram dois filhos adotados.
A responsável pelos pinguins no aquário de Sydney, Renee Howell, afirmou que as relações entre o mesmo sexo são comuns entre os pinguins, mas que com o Sphen e Magic era diferente porque partilhavam as tarefas como pais adotivos.
“Eles faziam turnos individuais no ninho, para irem à procura de comida e para cuidarem do ovo”, disse a responsável ao The Guardian, acrescentando que dividam os papéis de forma uniforme.
A responsável explicou ainda que tiveram de mostrar a Magic que Sphen tinha morrido para perceber que o seu parceiro não ia voltar. Quando Magic viu o seu companheiro morto, começou a cantar e todos os pinguins à sua volta rapidamente se juntaram.
“Foi um momento muito bonito”, disse Renee Howell. “Logo depois, o Magic tornou-se bastante protetor com o seu parceiro e esse foi um momento muito emocional para nós, mas precisávamos fazer isso para que ele compreendesse o que tinha acontecido.”
Renee Howell refere ainda que nunca tinha observado algo assim e que não sabem o que o cântico dos pinguins pode significar.