O novo navio inovador da MSC Cruzeiros-MSC World Europa-chegou à Europa para iniciar a sua primeira temporada de Verão no Mediterrâneo. Entregue em Outubro de 2022 pelo estaleiro francês Chantiers de l´Atlantique, o MSC World Europa é o maior navio da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser movido a gás natural liquefeito (LNG). O MSC World Europa é o navio de cruzeiro com melhor desempenho a operar no mundo em termos de emissões de CO2 por passageiro.[1]
Eduardo Cabrita, Diretor Geral da MSC Cruzeiros Portugal, afirmou: “É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao MSC World Europa na Europa, que inicia a sua primeira temporada de Verão no Mediterrâneo. Este navio inovador é um testemunho do nosso compromisso inabalável com os cruzeiros sustentáveis, com uma série de inovações sem precedentes em termos de tecnologias ambientais e marítimas. O MSC World Europa representa um grande passo na nossa caminhada para atingir o nosso objetivo de atingir zero emissões até 2050”.
O navio encontra-se movido a LNG durante toda a temporada de Verão, sendo que o seu primeiro abastecimento em Marselha se realizou no dia 15 de Abril de 2023. O LNG é o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível em escala. Em comparação com os combustíveis marítimo padrão, o LNG praticamente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre e partículas finas- e reduz os óxidos de enxofre e partículas finas- e reduz os óxidos de nitrogénio em até 85%.
O LNG também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que oferece uma redução até 20% nas emissões de gases com efeito estufa e está a abrir caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, tais como o LNG bio e sintético.
Tecnologia única de células de combustível com resultados promissores
O MSC World Europa é o primeiro navio de cruzeiro contemporâneo do mundo a apresentar a novíssima tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) alimentada a LNG. O navio inclui um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que utiliza o LNG para produzir eletricidade e calor a bordo de uma forma altamente eficiente através de uma reação eletroquímica.
Esta pode ser uma chave para desbloquear ganhos significativos de sustentabilidade ambiental no futuro. Graças a este aumento de eficiência, o SOFC tem o potencial de reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com um motor LNG convencional sem produzir emissões de óxidos de azoto, óxidos de enxofre ou partículas finas. Uma grande vantagem é que não só a célula é compatível com o LNG, mas também com possíveis novas fontes de combustível com baixo teor de carbono, tais como metanol verde, amoníaco, hidrogénio líquido e LNG bio ou sintético.
Linden Coppell, Vice President of Sustainability & ESG na MSC Cruises, afirmou: “Quase seis meses após os testes, o desempenho das células de combustível tem sido excelente, e não temos visto quaisquer sinais de problemas de segurança ou manutenção. A eficiência até á data- medida em termos de energia que podemos gerar a partir da mesma unidade de combustível- é muito superior à de um motor de combustão interna e tem excedido as nossas expetativas. O sistema tem funcionado continuamente e tem proporcionado uma produção estável ainda melhor do que o nosso retorno previsto de 150 quilowatts. Obviamente, esta é uma pequena fração da energia de que precisamos, mas estamos confiantes de que o sistema pode ser ampliado em novas construções futuras. Reconhecemos que isto requer uma estreita colaboração com parceiros em toda a nossa indústria e fora dela, razão pela qual a MSC Cruzeiros está ativamente envolvida em várias iniciativas e parcerias de investigação diferentes que partilham o objetivo comum de acelerar a transição para um futuro com zero emissões.
Uma série de outras características ambientais
O MSC World Europa está equipado com ligação plug in de energia em terra para reduzir as emissões de carbono no porto, bem como com um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWTS) que cumpre os requisitos regulamentares mais elevados do mundo, incluindo a chamada Norma Báltica. Ele trata todas as águas residuais produzidas a bordo de modo a aproximar-se dos padrões de água da torneira. O navio inclui também um Sistema de tratamento de águas de lastro que evita a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho através de descargas de águas de lastro, em total conformidade com a Convenção de Gestão de Águas de Lastro da IMO.
O navio tem uma equipa inteira de tripulação dedicada a implementar rigorosos protocolos de gestão de resíduos que separam todos os resíduos em sete tipos distintos, por exemplo, vidro alumínio e papel, com equipamento especializados para triturar ou agrupar esses tipos de resíduos nas instalações de gestão de resíduos do navio.
Para além disso, o MSC World Europa apresenta um sistema de gestão de ruído irradiado subaquático para minimizar a perturbação da vida marinha e uma ampla gama de equipamentos a bordo com eficiência energéticas para otimizar a utilização do motor e as necessidades de energia do hotel para reduzir ainda mais as emissões. Ele também está equipado com sistemas de recolha automática de dados melhorados para monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo o apoio em terra em tempo real para otimizar a eficiência operacional a bordo.
Experiência de cruzeiros de última geração:
Durante esta primeira temporada de Verão no Mediterrâneo, os passageiros a bordo do MSC World Europa poderão experimentar as características extraordinárias e os espaços impressionantes do navio, incluindo a espetacular World Promenade, experiências culinárias imersivas, opções de entretenimento de alto nível e a maior e mais emocionante área infantil na frota da MSC Cruzeiros.