<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

MU.SA – Museu das Artes de Sintra acolhe a exposição “Morphosis”

26 Junho 2023
Sandra M. Pinto

saiba até quando

A Câmara Municipal de Sintra apresenta no MU.SA – Museu das Artes de Sintra a exposição “Morphosis” de Catarina Nunes e Vanessa Barragão, para conhecer de 29 de junho a 1 de outubro, com entrada livre.

Com curadoria e textos de Katherine Sirois, “Morphosis” revela o encontro entre a designer têxtil, Vanessa Barragão e a ceramista Catarina Nunes.

Nesta exposição as duas artistas cruzam os seus processos artísticos de forma harmoniosa e fluida, entre as diferentes características da arte têxtil e da cerâmica escultórica.

“Morphosis” evidencia o modo como as duas artistas expandem o respetivo campo de ação ao produzirem instalações multimédia, compósitas e interativas, recorrendo a dispositivos originais, vídeo, gravações sonoras e sensores de movimento. Ao trabalharem com técnicas ancestrais, tradicionalmente associadas ao artesanato e às artes aplicadas, ultrapassam as fronteiras da arte da fibra e da cerâmica, ao mesmo tempo que aliam os dois campos de forma revitalizante.

Catarina Nunes trabalha principalmente em cerâmica escultórica e instalação, utilizando uma grande variedade de matérias como a faiança, o grés, a porcelana e o vidro soprado, criando o seu mundo de inspiração marinha, de formas orgânicas e de criaturas misteriosas.

Enquanto designer têxtil, Vanessa Barragão inspira-se na natureza, que impulsiona os processos, temas, formas e cores que explora nas suas criações. Com uma especial capacidade de escala, a artista produz instalações escultóricas de parede ou suspensas que oscilam entre composições não-representacionais e referências a paisagens de superfícies e texturas, a organismos não identificados.

O MU.SA, que integrou este ano a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é um dos museus municipais de Sintra onde a entrada é gratuita para todos os visitantes.