Impulsionado pelas mudanças climáticas, o aumento do nível do mar ameaça regiões como o Rio de Janeiro e o distrito de Atafona no Brasil.
Além do impacto ambiental, as consequências para a população e a economia dessas áreas são elevadas, pelo que fatores como o aquecimento dos oceanos aceleram a elevação do nível do mar, colocando em risco a infraestrutura e a vida nesses locais.
No Rio de Janeiro o aumento do nível do mar tem provocado inundações com maior frequência.
Relatórios da ONU indicam que o nível do mar na região subiu 13 centímetros entre 1990 e 2020, sendo que as previsões sugerem que esse aumento pode alcançar 21 centímetros até 2050, o que colocaria muitas áreas da cidade em risco de submersão.
Já em Atafona, no norte do estado do Rio de Janeiro, a situação é pior, uma vez que a erosão costeira já destruiu mais de duas centenas de construções.
Senão forem tomadas medidas urgentes Atafona pode desaparecer por completo no decurso das próximas décadas. Essa crise é intensificada pela dinâmica do Rio Paraíba do Sul, que acelera a erosão.
Em regiões como Atafona e Rio de Janeiro, a agricultura e a pesca são diretamente prejudicadas pela invasão da água salgada nas fontes de água doce o que dificulta a produção agrícola e compromete a subsistência de diversas comunidades costeiras.