A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. É muito comum em pessoas que enfrentam momentos stressantes, pois tendem a agir de forma reativa aos problemas e às tarefas diárias.
Esta atitude causa ansiedade, pelo desejo de concluir rapidamente o que se deixou por fazer. Para aliviar o stress é importante criar o hábito de anotar os afazeres do dia numa lista organizada por prioridades e com prazos estipulados.
Se conseguir gerir melhor o tempo, vai sentir vantagens e gradualmente conseguir reduzir os níveis de stress. Fazer uma lista de tarefas pode ajudá-lo a não preocupar-se constantemente com os afazeres do dia a dia, como se estivesse sempre com a sensação de estar a esquecer-se de alguma coisa. Aprenda a gerir a prioridade da lista de tarefas e aprenda a deixar tarefas para o dia seguinte.
A medida em que forem sendo realizadas, as tarefas devem ser excluídas da lista. Assim, a sensação de dever cumprido e a visualização das atividades concluídas geram tranquilidade no seu dia-a-dia.
Outra solução passa por implementar soluções de compromisso. Muitas situações stressantes podem ser facilitadas através da negociação. Por exemplo, se está em stress porque trabalha horas demais, tente explicar esse facto ao seu chefe e negociar uma solução de compromisso.
Se é perfectionista experimente algumas técnicas, como olhar para o que está a causar o stress e perceber a sua real importância. Relativize olhando para as coisas importantes da vida.