Mais um caso surpreendente, uma mulher chilena com 111 anos conseguiu recuperar-se da infecção pelo novo coronavírus e encontra-se actualmente curada da doença, avança a ‘BBC’.
Juana Zúñiga foi assim a paciente mais velha do Chile a recuperar-se da doença viral, segundo autoridades do país sul-americano. Sabe-se que a idosa testou positivo para a Covid-19 depois de um surto no lar onde residia, contudo apesar de sofrer problemas respiratórios, acabou por não ser gravemente afectada pelo vírus.
«Ela não apresentava sintomas, tinha apenas febre ligeira, o que era bom», disse, María Paz Sordo, directora do lar onde a idosa acabou por recuperar, acrescentando que Zúñiga teve de ser isolada numa sala à parte, para que não infectasse os outros residentes. «Tirá-la do seu habitat foi a coisa mais difícil», disse à BBC.
A idosa reside no lar, perto da capital chilena de Santiago, desde que a sua irmã morreu, há cerca de seis anos. Em Abril, sete funcionários e 18 residentes do lar, entre eles Zúñiga, apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus.
A idosa foi então transferida para uma ala de isolamento, onde recebeu assistência médica de membros do Serviço Nacional do Idoso do governo chileno, ficando em isolamento durante 28 dias.
O Chile conta actualmente com mais de 82 mil casos confirmados de Covid-19 e mais de 800 vítimas mortais. .