Uma empresa sueca está a construir quintas dentro de supermercados como uma solução ecológica para o cultivo de frutas e legumes, noticia a Euronews.
«A solução da SweGreen, já implementada na Suécia e na Alemanha, é uma forma de responder à escassez de água, à falta de terrenos agrícolas e à dependência da geopolítica mundial», é referido, «cultivar os legumes localmente reduz também as emissões dos transportes, prolonga o seu prazo de validade e melhora o sabor», esclarecem.
A solução de cultivo na loja utiliza um método hidropónico, em que as plantas são cultivadas em plugs de lã de rocha em água sem solo.
«Cada plataforma de cultivo pode produzir uma quantidade de alimentos equivalente a até três hectares de terreno agrícola», avança a Euronews, desta forma, «os clientes podem ver as verduras a crescer e a serem colhidas à frente dos seus olhos para depois as poderem ir buscar à prateleira».
«Os supermercados têm padarias, por exemplo. Mas agora estão a cultivar alimentos em vez de os cozinharem, afirma o diretor de inovação e responsável pela SweGreen X, Sepehr Mousavi.
Atualmente, a SweGreen pode cultivar até 100 espécies diferentes de culturas, incluindo alface, endro, hortelã e salsa, mas «estamos a acrescentar ao nosso portfólio microgreens, a testar plantas frutíferas e estamos a pensar em morangos», acrescenta Sepehr.