Os professores do British Council School partilham alguns conselhos para entreter os mais novos nesta época do ano.
Jogos com vocabulário natalício para os mais pequenos, uma receita de sucesso. Sabina Borthwick, professora no British Council School, refere que os pais podem utilizar o tempo das deslocações de carro, ou nos transportes, para jogar ao “Onde está?”, mas em inglês. Este jogo funciona mesmo para os pais que não estão tão à vontade com o idioma, dando antes uma vista de olhos em algumas expressões básicas como “luzes de natal”, “enfeites”, “mercados de natal”, e podem também praticar outras palavras em inglês como as cores, formas ou padrões.
Outra ideia divertida é fazer uma receita com ajuda das crianças, sendo uma atividade de que gostam pela interatividade que proporciona. A professora propõe fazer biscoitos de Natal ou outras guloseimas festivas utilizando receitas em inglês, que podem ser encontradas na Internet. Envolver as crianças na decoração e nomear os ingredientes e decorações em inglês é uma forma muito útil de aprender, além de ajudar a interiorizar palavras como “mix”, “cut” ou “decorate”.
Para as crianças da escola primária, Chris Allitt, professor do British Council School em Madrid, recomenda que se crie um ambiente natalício “britânico”, que envolve um “filme e um cobertor”. Isto ajudará as crianças a aprender, bem como os adultos, por exemplo, através da visualização de filmes de desenhos animados em inglês. O ideal é manter as legendas nesse idioma, para facilitar a compreensão e escolher um filme de animação que toda a família já tenha visto em português, para que seja muito mais fácil a compreensão.
Outra forma de manter o contacto com a língua inglesa durante as férias de Natal é mergulhar no inesgotável mundo dos podcasts. Há os que contam histórias e contos curtos e fáceis de entender, outros em que o vocabulário impera, e até podcasts para os mais curiosos, que despertarão o interesse de toda a família. No entanto, para aqueles que têm mais dificuldade em manter a atenção, é preferível utilizar a televisão, para que as imagens captem a atenção e para que seja entendida como uma atividade de lazer e de tempo livre.
“Na adolescência a aprendizagem torna-se mais prazerosa quando misturada com criatividade”, diz Ruby Compont, professora do ensino secundário no British Council School. Neste sentido, sugere que se façam três atividades que não só melhorarão o inglês dos adolescentes, como também tornarão o processo de aprendizagem mais divertido.
Luzes, câmara, ação TEDx! Mergulhe no mundo das palestras motivacionais de especialistas de várias áreas. Há vídeos na página Web do TEDx ou no YouTube. Alguns dos recomendados, como “I’m not a 7”, que reflete sobre as notas académicas, ou “What career should I choose”, que não só ajudam com a linguagem, como também são empáticos, expondo situações pelas quais os adolescentes estão a passar.
Os jogos de tabuleiro são uma ferramenta de entretenimento muito útil nesta altura do ano, seja em família ou com amigos. A professora recomenda alguns jogos como “Articulate” ou “STOP”, o conhecido jogo de palavras por categorias e que começam com a mesma letra. Além disso, toda a família pode jogar porque, independentemente do seu conhecimento da língua, aprenderá uma ou duas palavras durante cada jogo.
Estas são apenas algumas dicas práticas para praticar inglês durante as férias de Natal, embora se há algo em que os especialistas do British Council concordam, é que deve esquecer o objetivo final da educação, e criar memórias e bons momentos em família, tudo isto enquanto se domina o idioma.