Ao comprar o grão de bico no supermercado, é comum deitar fora esse liquido algo muito errado aos olhos de alguns especialistas, que defendem uma nova vida para essa água que mais não é do que aquele que resulta da cozedura do grão.
Não há problema em consumir esse líquido e que, longe de ser deitado fora, pode ser utilizado noutras preparações.
Esse líquido tem uma finalidade, pois contém sabores e nutrientes interessantes que são libertados durante o cozimento dos legumes. Dessa forma, ao deitar fora, perde a oportunidade de realçar as receitas com um toque de sabor sutil, mas também de fornecer componentes nutricionais interessantes e benéficos às preparações.
A chamada “ aquafaba ” possui inúmeras propriedades e benefícios à saúde, derivados do seu conteúdo em proteínas, carboidratos e outras substâncias vegetais.
Entre os seus principais benefícios estão o fato de não conter colesterol nem gordura, por ser de origem vegetal, não ser uma fonte importante de carboidratos e cada colher de sopa fornecer menos de 5 calorias, por isso ajuda a controlar o peso.
É uma excelente fonte de proteínas, podendo ser consumida por pessoas que têm problemas de absorção de proteínas padrão. Da mesma forma, não contém laticínios e, por poder imitar a consistência de ovos e laticínios, o seu uso é muito valioso para quem tem de evitá-los.
Este líquido pode ser adicionado a receitas salgadas, como sopas, cremes ou ensopados, podendo ainda ser utilizado para fazer maionese vegana.