Posteriormente, é libertado na corrente sanguínea, onde é transportado por todo o corpo, chegando aos tecidos onde é absorvido e convertido em energia.
O problema é quando os níveis de açúcar estão elevados, o que pode causar complicações de saúde.
Para quem tem níveis elevados de açúcar no sangue, o mais importante é manter uma dieta saudável, um peso estável e praticar exercícios regularmente. Além disso, há uma série de recomendações a seguir para reduzi-los naturalmente.
Exercício físico
Fazer atividade física contribui para a perda de peso e para o aumento da sensibilidade à insulina, o que faz com que as células utilizem melhor o açúcar disponível no sangue. O exercício também ajuda os músculos a usar o açúcar no sangue como energia e a melhorar a contração muscular.
Coma mais fibras
A fibra reduz a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar. Isso incentiva um aumento mais gradual nos níveis de açúcar no sangue. Os alimentos mais ricos em fibras são vegetais, frutas, legumes e grãos integrais.
Beba água e mantenha-se hidratado
Beber água ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Também ajuda os rins a drenar o excesso de açúcar no sangue através da urina.
Coma em horários regulares e não salte refeições
Controle a ingestão de carboidratos
O corpo converte os carboidratos em açúcares (principalmente glicose) e a insulina move-os para as células, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Ao consumir muitos carboidratos existe um risco e o melhor é reduzir a ingestão.
Controle os níveis de stress
Hormonas como o glucagon e o cortisol aumentam os níveis de açúcar no sangue e aumentam o stress. Para reduzi-lo, recomenda-se exercício, relaxamento ou meditação.
Escolha alimentos com poucas calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar e sal
Controle o tamanho das porções
Para evitar ganhar peso e controlar os níveis de açúcar , é uma medida muito útil. Além disso, a ingestão de calorias é reduzida. Isso pode ser feito usando pratos mais pequenos, evitando buffets à vontade, comendo devagar ou seguindo o controle das refeições.
Durma o suficiente e bem
O mau descanso influencia os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Também aumenta o apetite e, por sua vez, o peso. Não dormir o suficiente aumenta os níveis de cortisol, que desempenha um papel importante no controle do açúcar no sangue.
Mantenha um peso saudável
Isso ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e A reduzir o risco de diabetes.
Beba vinagre de maçã
Promove níveis mais baixos de açúcar em jejum e melhora a sensibilidade à insulina. Pode ser tomado diluído em água antes das refeições ou na salada.
Coma canela
Também melhora a sensibilidade à insulina , reduz os níveis de açúcar no sangue e faz com que os carboidratos sejam decompostos mais lentamente.
Consuma magnésio
Este mineral foi associado a um menor risco de diabetes tipo 2. Os alimentos ricos em magnésio incluem: vegetais de folhas verdes, sementes de abóbora, atum, chocolate amargo, banana e abacate.