Um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, descobriu que o sentimento de solidão pode aumentar o desejo por alimentos com alto teor calórico, como doces, gelados e chocolates.
Após entrevistas com 93 mulheres, os cientistas separaram as voluntárias em dois grupos: as que obtiveram pontuações altas na escala de isolamento social percebido (solidão) e as que obtiveram pontuações baixas.
Os cientistas verificaram que as mulheres com níveis mais elevados de isolamento tendiam a ter maior acumular de gordura no corpo, menor qualidade da dieta, alimentação descontrolada e/ou baseada em recompensas. Também tinham níveis mais altos de ansiedade e depressão.
As ressonâncias magnéticas mostraram que as mulheres que se sentiam sozinhas sentiram um aumento na ativação de regiões do cérebro associadas a um maior desejo de comer alimentos açucarados e uma diminuição na ativação das regiões associadas ao autocontrole.
A descoberta reforça a necessidade de que os tratamentos para a obesidade e o emagrecimento sejam pensados de maneira integral, com abordagem sobre vários aspetos do estilo de vida.