Estudo de 13 anos mostra o grande segredo da dieta chinesa para viver até os 100 anos.
Na busca pela existência eterna, parece que a fórmula foi alcançada. «Um bom sistema de saúde, uma alimentação saudável e o desporto são algumas das chaves para viver mais de 80 anos», dizem os especialistas.
Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina, “Hábitos alimentares, fatores de estilo de vida e mortalidade entre idosos chineses”, baseou-se na população chinesa. O motivo da seleção desta população não foi aleatório, pois segundo dados oficiais, havia 23 milhões de pessoas com mais de 80 anos na China em 2013.
O estudo, que durou 13 anos (1998-2011), baseou-se numa amostra inicial de quase 9 mil pessoas com mais de 80 anos escolhidas aleatoriamente em 22 das 31 províncias da China, com participantes monitorizados a cada dois ou três anos através de inquéritos.
Entre as principais conclusões, esta investigação mostrou que a dieta e o estilo de vida estavam relacionados com a mortalidade de cidadãos chineses com 80 anos ou mais.
No que diz respeito aos hábitos alimentares, o consumo regular de frutas e vegetais frescos reduz o risco de mortalidade, ao contrário dos vegetais conservados em sal, que o aumentam.
Um dos principais alimentos consumidos por esta população asiática, o trigo e o arroz , não teve grande impacto na mortalidade dos cidadãos chineses. Ao contrário da proteína, que parecia ser um fator que aumentava a mortalidade.
Por fim, o exercício físico e a atividade diária também foram benéficos para viver mais.