Embora o cozimento adequado possa destruir a maioria dos microrganismos presentes nos alimentos, muitas intoxicações alimentares são devidas ao manuseio inadequado.
Alimentos crus, utensílios sujos e superfícies contaminadas são fatores que podem facilitar a propagação de bactérias perigosas, mesmo após o cozimento. Essas intoxicações alimentares, que podem ser graves, geralmente ocorrem quando não são seguidas medidas básicas de higiene no preparo e conservação dos alimentos.
A lavagem adequada das mãos, utensílios e superfícies, bem como o correto manuseio dos produtos, são passos essenciais para evitar que bactérias se espalhem pela cozinha.
A engenheira alimentar Mariana Zapién , conhecida nas redes sociais pelos seus conselhos sobre segurança alimentar, explicou a importância de lavar as latas antes de consumir o seu conteúdo.
Segundo Zapién, “a lavagem das latas ajuda a eliminar a sujidade que poderiam ter devido ao mau manuseio dos produtos em armazéns, caminhões, lojas”.
Além disso, alerta que “se for aberto sem lavagem, podemos aumentar o risco de contaminação dos alimentos ou bebidas contidos na lata”.
Zapién recomenda uma solução simples para evitar essa contaminação: “O correto é lavar a lata com bastante água e sabão antes de abri-la ”. Esse hábito aparentemente trivial pode fazer uma grande diferença na segurança dos alimentos que ingerimos.