Desafio LunaRecycle é o nome da competição lançada pela NASA para atingir um objetivo: evitar que os dejetos humanos dos astronautas sejam espalhados pela Lua durante as missões.
Os 96 dos sacos que os astronautas usavam para fazer as suas necessidades foram deixados na Lua durante as missões Apollo e agora a agência espacial dos EUA decidiu investir (muito) para resolver o problema.
A NASA está oferece 2,75 milhões de euros através do Desafio LunaRecycle para as melhores soluções que tornem possível evitar o despejo desses resíduos no satélite da Terra.
Como explica o El Confidencial , durante as missões Apollo decidiu-se deixar as malas na superfície lunar por dois motivos: para aliviar o peso da nave espacial e para facilitar o transporte de amostras de rochas lunares de volta à Terra.
Entretanto, essa não é a solução ideal para o desperdício. «À medida que a NASA continua os seus esforços para alcançar voos espaciais humanos de longa duração, incluindo o desenvolvimento de uma presença humana sustentada na Lua através de suas missões Artemis, a agência precisa de soluções inovadoras para processar fluxos de resíduos», disse a NASA em comunicado .
Nesse sentido, a agência enfatizou que «enquanto os esforços anteriores se concentraram na redução da massa e do volume de lixo, este desafio priorizará tecnologias para reciclar resíduos e convertê-los em produtos utilizáveis para atividades científicas e exploração extraterrestre».