No século XIX, a esperança de vida dos humanos era entre 20 e 30 anos . Com o passar do tempo, os desenvolvimentos médicos e a alimentação saudável, o número de anos aumentou consideravelmente e as pessoas podem viver hoje até aos 80 ou 90 anos. hoje existe um número máximo de anos que um ser humano pode viver.
De acordo com um grupo de investigadores, formado por especialistas da empresa de biotecnologia Gero, de Singapura, e do Roswell Park Comprehensive Cancer Center para investigação e tratamento do cancro, uma pessoa não pode exceder os 150 anos de idade.
Os especialistas chegaram a esta conclusão ao estudar a capacidade do corpo humano de recuperar de danos fazendo uso da inteligência artificial. Mais especificamente, analisaram os dados médicos de centenas de milhares de voluntários para estimar a expectativa máxima de vida de um ser humano, levando em consideração fatores como o estilo de vida ou as doenças.
Após uma análise exaustiva, perceberam que a esperança de vida humana se baseia principalmente na idade biológica (ligada ao stress, estilo de vida e doenças crónicas) e na resiliência (a capacidade de recuperar rapidamente após responder a uma situação de ansiedade).
Nas conclusões determinaram que um indivíduo não poderá viver além dos 150 anos de idade, por mais que tenha a melhor qualidade de vida.
No momento, a pessoa mais velha registada é Jeanne Calment , que nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e viveu até os 122 anos. Quanto ao segredo da sua longa vida, dizem que é a genética e também uma questão de sorte.