Saber com que frequência é necessário substituir as toalhas de banho é uma questão que suscita muitas dúvidas, não existindo acordo sobre quantas utilizações são permitidas antes de terem de ser colocadas na máquina de lavar. Na verdade, embora haja quem queira usar uma limpa todos os dias, noutros casos fica pendurado na casa de banho durante dias ou até semanas e sendo usada repetidamente.
A temperatura e a humidade são ambientes perfeitos para a proliferação de microrganismos, e é isso que uma toalha proporciona após o uso.
A isto devemos acrescentar que muitas destas toalhas são grossas e têm buracos no tecido, tornando-se o espaço ideal para fungos e bactérias.
A elevada proliferação de bactérias nas toalhas torna imprescindível lavá-las com frequência, embora isso não signifique que seja necessário usar sempre uma nova como se fosse um hotel. Os profissionais de microbiologia sabem com que frequência a toalha de banho deve ser trocada: a cada três banhos.
Desta forma, uma vez seco pela terceira vez com a mesma toalha, deve ser descartada, embora deva ficar claro que é importante deixá-la secar após a terceira utilização, antes de colocá-lo na máquina de lavar. O ideal é deixar secar o mais rápido possível, de preferência ao ar livre se possível.
Se não for lavá-la imediatamente, é preferível não colocar a toalha na máquina de lavar, pois tanto o mofo como os maus odores espalham-se. Da mesma forma, quando o ciclo de lavagem terminar, retire a roupa o mais rápido possível pelo mesmo motivo.