A queda de cabelo é uma preocupação comum. Apesar dos diversos tratamentos para conter ou reverter o problema, muitos tratamentos são caros e exigem um longo período de uso. A melhor estratégia continua a ser a prevenção, e a alimentação desempenha um papel fundamental nesse processo.
O nutricionista Luis Zamora destacou, em entrevista ao programa ‘Atrévete’, da rádio espanhola Cadena Dial, que uma nutrição adequada é essencial para manter os fios saudáveis e resistentes.
Entre os nutrientes mais importantes para a saúde capilar, a vitamina C destaca-se pela sua capacidade de estimular a produção de colágeno – proteína estrutural fundamental para a resistência do cabelo – e por melhorar a absorção de ferro. Por isso, frutas como kiwi, laranja e acerola, além de vegetais como pimento vermelho, são ótimas fontes dessa vitamina.
Já o ferro desempenha um papel essencial no transporte de oxigénio para os folículos capilares, garantindo o crescimento saudável dos fios. Um estudo do Laboratorio Viñas associam a deficiência desse mineral a casos de queda capilar, especialmente nas mulheres. Carnes vermelhas, leguminosas, brócolos e frutos do mar, como mexilhões e ostras, são algumas das melhores fontes de ferro.
Outro nutriente essencial é o ómega-3, encontrado em peixes como salmão e sardinha, além de oleaginosas como nozes e linhaça. Além disso, esses alimentos são ricos em cobre, um mineral que favorece a produção de melanina, responsável pela pigmentação do cabelo.
O uso de suplementos como a levedura de cerveja pode ser um grande aliado, pois é rica em vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais e fósforo, nutrientes que ajudam na regeneração dos fios e na redução da queda.