A pintura mais famosa do mundo é um ícone da cultura e a principal atração do Museu do Louvre. Ao longo dos anos inspirou e continua a servir de inspiração a estudos e teorias mesmo séculos depois da sua criação. Mas a verdade é que continuamos a chamá-la pelo nome errado.
É verdade: o retrato da misteriosa mulher sorridente pintado por de Leonardo da Vinci no início do século XVI não se chama Mona Lisa, nem Gioconda. O nome oficial da pintura é: Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo.
Lisa Gherardini, era uma jovem com cerca de 25 anos natural de Florença que foi a terceira esposa de Giocondo, o qual ficou viúvo nos dois casamentos anteriores.
Na época Renascentista, era comum as pessoas darem alcunhas às obras de arte. A origem da alcunha La Gioconda é óbvia, já que a pintura representava a mulher de Giocondo.
Já o nome Mona Lisa nasceu da grafia antiga da palavra italiana “monna”, um diminutivo medieval de “madonna”, que significa “senhora”. Ou seja, Mona Lisa é a “senhora Lisa”, refere a National Geographic.
O retrato foi encomendado a Da Vinci por Giocondo em 1503. A pintura servia para assinalar o nascimento do segundo filho do casal e pretendia encapsular a beleza da aristocrata.