Localizado no coração do Pacífico Sul, Fiji, um arquipélago formado por mais de 330 ilhas, é muito mais que um destino ideal para os amantes de praias de areia branca e águas cristalinas.
Entre os seus costumes, existe uma regra inusitada para visitantes de cidades tradicionais que estabelece que é proibido o uso de chapéus e óculos escuros. Esta medida, que pode parecer peculiar, tem um importante significado cultural, pois procura demonstrar respeito para com o chefe da aldeia e com os costumes locais.
Nas aldeias de Fiji, o chefe é uma figura de grande respeito e autoridade. Para honrá-lo, os visitantes devem aderir a um código de vestimenta e comportamento . Usar chapéus ou óculos escuros é considerado desrespeitoso, pois esses acessórios podem esconder o rosto, dificultando o contato visual , símbolo de sinceridade e humildade na cultura fijiana.
Outra tradição importante é a cerimônia Kava, bebida feita com as raízes da planta de mesmo nome, que é oferecida para receber os visitantes. Beber Kava é um ato cerimonial que marca o início de uma interação respeitosa com a comunidade. Depois de tomá-la, costuma- se devolver a tigela e bater palmas três vezes em sinal de agradecimento.
Além desta regra, os visitantes devem:
- Tirar os sapatos ao entrar em edifícios como casas, igrejas ou escolas.
- Vestir-se com recato , cobrindo os ombros e evitando roupas justas.
- Evite tocar na cabeça dos moradores, pois isso é considerado um insulto.