<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Neuraspace junta-se à Força Aérea Portuguesa e lança o mais avançado telescópio ótico em Portugal

10 Setembro 2024
Forever Young

Investimento total de 25 milhões no âmbito do PRR já está operacional, numa parceria com a Força Aérea Portuguesa que confia na tecnologia e conhecimento da Neuraspace para garantir a segurança espacial.

A empresa aerospacial portuguesa Neuraspace, um dos líderes mundiais na gestão do tráfego espacial (Space Traffic Management – STM), em parceria com a Força Aérea Portuguesa, anuncia a inauguração oficial do seu primeiro telescópio ótico em Portugal, instalado na Base Aérea N.º 11, em Beja.

 

O objetivo deste projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um investimento total previsto de 25 milhões de euros, visa melhorar a segurança e a sustentabilidade do espaço exterior prestando serviços complementares a todas as empresas que operam naquele domínio.

 

O novo telescópio vem acrescentar valor à Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial da Neuraspace, um produto exclusivo para operadoras de satélites, sustentado por Inteligência Artificial e Machine Learning, destinado a realizar operações espaciais seguras e evitar colisões com detritos espaciais e outros satélites. Atualmente, e dois anos depois de ter sido lançada, a Neuraspace já monitoriza mais de 300 satélites.

 

O telescópio é o mais avançado em Portugal e um dos mais avançados na Europa e permitirá seguir objetos com elevada fiabilidade. Os dados recolhidos poderão ser correlacionados com os dados que a Neuraspace reúne de diferentes fontes com múltiplos parceiros reforçando assim a informação para os operadores que recorram aos serviços da empresa aerospacial portuguesa.

 

Impacto na Defesa nacional e europeia

 

A parceria entre a Força Aérea Portuguesa e a Neuraspace pretende também reforçar as capacidades de Portugal nas áreas de Space Situational Awareness (SSA) e Space Surveillance and Tracking (SST ) e a sua especialização no apoio ao avanço da segurança espacial, um domínio que o país há muito identificou como sendo de importância estratégica para a sua economia, proteção civil e segurança de infraestruturas críticas no espaço e em terra.

 

Para a Força Aérea Portuguesa, a utilização do telescópio da Neuraspace, em conjunto com as suas capacidades de Inteligência Artificial, permitirá otimizar a análise de dados espaciais, transformando informações complexas em conhecimentos valiosos para fins de defesa e proteção civil.