O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Começou a ser falado em 1872, quando o jornalista Julius Sterling Morton criou uma onda de incentivo à plantação ordenada de árvores, no estado norte-americano do Nebraska. O Dia Mundial da Árvore é acompanhado do Dia Internacional das Florestas que foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012.
Desde essa altura que é celebrado a 21 de março e serve para relembrar a importância da preservação das florestas, com diferentes temas a cada ano. O escolhido para 2024 é: Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor.
Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
A árvore que dá 40 frutos de espécies diferentes
A árvore produz quarenta tipos diferentes de frutas com caroço, incluindo pêssegos, ameixas, damascos, nectarinas, cerejas e amêndoas.
Criada através do processo de enxertia, a árvore tem tons variados de rosa, carmesim e branco na primavera, e no verão dá uma infinidade de frutos, sendo uma forma de conservação, preservando variedades de frutas de caroço que não são produzidas comercialmente ou dificilmente estão disponíveis.
Essa árvore incrível foi criada pelo artista contemporâneo Sam Van Aken, que revela que a criou «através do processo de enxertia, recolho cortes de galhos no inverno, armazeno, e depois enxerto-os nas extremidades dos galhos na primavera».
A diversidade da árvore é visível nas folhas, pois cada espécie tem as suas características, deixando qualquer pessoa encantada.