<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

No Dia Mundial da Saúde Oral saiba que a prevenção bucal é uma arma preciosa contra a alopécia

20 Março 2024
Sandra M. Pinto

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala amanhã dia 20 de março, a Insparya chama a atenção para relação entre a saúde capilar e a saúde bucal. Carlos Portinha, Diretor Médico do Grupo Insparya revela por que razão “uma boca saudável é a chave para uma boa saúde geral”.

A saúde oral também pode afetar a calvície, especialmente se tiver uma doença periodontal ou uma infeção das gengivas. Como explica Carlos Portinha “isto acontece porque as bactérias da boca podem viajar através da corrente sanguínea e afetar o crescimento do cabelo. Esta situação está intimamente ligada à alimentação: a falta de ferro, vitamina D e biotina também pode contribuir para a queda de cabelo e problemas nas gengivas”.

 Alopécia areata, intimamente ligada à saúde oral

Embora a alopécia androgenética seja a mais comum, a alopécia areata é um tipo de queda de cabelo que encontramos frequentemente na nossa clínica capilar. Afeta cerca de 2% da população mundial e caracteriza-se por uma queda de cabelo sob a forma de manchas mais ou menos grandes, em zonas muito localizadas. Ocorre em qualquer parte da cabeça, mas também pode ocorrer na barba e, em alguns casos, noutras zonas do corpo.

As causas do seu aparecimento não são totalmente conhecidas, embora uma razão relevante seja a predisposição genética. Além disso, por ser de origem autoimune, não se sabe exatamente o que a desencadeia. Ainda assim, sabe-se que há fatores que podem contribuir para o aparecimento da alopécia areata. É o caso do stress e das infeções orais.

As infeções na boca, nos dentes e nas gengivas fazem com que o sistema imunitário produza mais defesas (glóbulos brancos) para eliminar a infeção. Como já dissemos, através da corrente sanguínea, estas defesas chegam a qualquer ponto do organismo, pelo que podem atacar erradamente as unidades foliculares da cabeça ou de outras partes do corpo. A consequência direta é a queda de cabelo. A boa notícia é que, uma vez resolvida a infeção dentária, as defesas deixam de lutar contra as unidades foliculares, pelo que, se o folículo não tiver sido destruído, o cabelo perdido pode ser recuperado. Em caso de danos irreparáveis, a única opção para recuperar um cabelo saudável é um transplante capilar.

 Prevenção bucal, uma arma preciosa contra a alopécia

“Não há dúvida: uma boca saudável é a chave para uma boa saúde geral. Nesta tarefa, a prevenção é fundamental para evitar problemas comuns e limitar aqueles para os quais temos uma tendência genética. Para o conseguir, devemos manter uma higiene diária correta, fazer check-ups regulares e ter hábitos o mais saudáveis possível. Isto significa eliminar o tabaco e o álcool, evitar as bebidas açucaradas e a comida de plástico”, relembra o especialista em saúde capilar.

É certo que as cáries dentárias e os problemas de gengivas são doenças muito comuns, tal como o cancro oral, que está associado ao HPV. Mas a saúde oral também pode contribuir para certas doenças, como a endocardite (infeção das válvulas cardíacas), uma vez que a boca é um local de reprodução de bactérias que viajam pelo corpo através do sangue até ao coração. Em geral, podem contribuir para doenças cardiovasculares, bem como causar complicações na gravidez e no parto, como baixo peso à nascença ou parto prematuro. Além disso, algumas bactérias presentes na boca podem levar a um baixo peso à nascença e a doenças respiratórias como a pneumonia.

Em suma, cuidar da nossa saúde oral é fundamental para a nossa saúde geral, e isso inclui o estado do nosso cabelo e couro cabeludo. Com uma alimentação rica em frutas e legumes e uma higiene dentária regular, estaremos a atenuar uma das possíveis causas da alopécia, bem como a contribuir para o nosso bem-estar.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 5 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 6 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 6 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 6 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 7 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 7 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 7 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 8 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 8 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 8 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 9 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 9 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 9 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 10 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 11 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 11 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 11 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 12 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 12 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.