Partilhar

No Dia Mundial da Visão relembre o quão importante é tratar dos seus olhos

Hoje, dia 13 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Visão, uma data que nos relembra o quão importante é cuidar da nossa saúde ocular.

13 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Os olhos são uma parte essencial do corpo que, devido a um mundo cada vez mais digital, estão mais expostos a ecrãs de vários aparelhos como o computador, telemóveis ou tablets, seja em casa, no trabalho ou na escola.

Muitas doenças podem ser prevenidas, mas é bastante comum dar-se apenas atenção aos olhos quando se sente algum sintoma ou desconforto. Para além dos exames visuais regulares, que são um fator chave na prevenção e na deteção de distúrbios oculares, é necessário ter alguns cuidados diários. A cadeia de ópticas francesa ALAIN AFFLELOU sugere algumas dicas para adotar no dia-a-dia:

Ter uma alimentação saudável

É a partir de uma boa alimentação que se consegue obter diversos nutrientes – como a ómega3, o zinco e a vitamina c – que desempenham um papel importante para prevenir várias doenças oculares.

Não fumar

Não é segredo que o tabaco é prejudicial à saúde, mas nem muita gente sabe que também é prejudicial à visão causando irritação, vermelhidão e até secura.

Utilizar óculos escuros durante todo o ano (com proteção uva/uvb)

Os raios solares UVA e UVB agridem os olhos e tendem a causar problemas de visão provocando desde pequenas queimaduras na córnea, a camada transparente que fica na frente do olho, até danos no cristalino, a lente natural que nos ajuda a focar os objetos. Até nos dias mais nublados podemos ser afetados pelos raios UVA e UVB por essa razão, mais que um acessório de moda, os óculos de lentes escuras são um elemento imprescindível a utilizar durante todo o ano para uma boa saúde visual.

Pausas de descanso no trabalho

É essencial fazer pausas ao longo do dia, principalmente quando se trabalha muitas horas à frente do computador pois a atividade favorece a diminuição de lubrificação dos olhos. É recomendado que faça uma pausa de 15 minutos a cada duas horas, isto dará aos olhos a oportunidade de descansar e de se hidratar.

Lubrificar os olhos

Quando estamos no computador a trabalhar, acabamos por não piscar os olhos tantas vezes como deveríamos, tornando os olhos mais secos e cansados. Hoje em dia, é possível recorrer a lubrificantes para hidratar os olhos, mas atenção, sempre com a recomendação de um médico ou farmacêutico.

Fazer uma pausa dos aparelhos eletrónicos

Como foi referido acima, vivemos cada vez mais num mundo digital, e por essa mesma razão é quase inevitável não estarmos constantemente em frente a um ecrã. Mas dissemos quase! Sempre que não estiver a trabalhar no computador aproveite para descansar os olhos e fuja dos ecrãs evitando utilizar telemóveis e tablets. Faça um passeio ao ar livre, leia um livro ou aproveite até para aprender uma receita nova.

Por fim, o diagnóstico precoce é fundamental na prevenção de certas doenças que podem atingir proporções irreversíveis, como a perda visual total, por isso a Alain Afflelou recomenda a realização regular de consultas de optometria.

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 4 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 5 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 5 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 5 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 6 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 7 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 8 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 8 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 8 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 10 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 10 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 11 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 11 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 11 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 12 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 12 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 12 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 12 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 12 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.