Partilhar

Noite Europeia dos Investigadores celebrada com programa gratuito com mais de 30 atividades

Fique a par da iniciativa

24 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT junta-se à celebração de dia 29 de setembro, Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com um programa gratuito de atividades presenciais e, também, online, promovidas por professores e investigadores da Faculdade.

 

“Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade” é o tema de reflexão eleito para a Noite Europeia dos Investigadores deste ano. O evento acontece em quatro cidades portuguesas (Lisboa, Braga, Coimbra e Évora) e conta com a participação de diversas entidades – escolas, laboratórios, universidades e museus – entre eles a NOVA FCT que apresenta mais de 30 propostas de atividades para o dia 29 de setembro.

 

“Navmol: um editor molecular para o ensino da Química a alunos cegos e de baixa visão”, é uma das atividades no programa, onde se apresenta um editor molecular para tornar acessível o desenho de estruturas e reações químicas a alunos portadores de deficiência visual. Mas há mais atividades: aprender sobre as técnicas de gravação em pedra e metal – e recordar a Idade do Ferro – com a ajuda de um microscópio digital, ou detetar materiais à base de proteína com a ajuda do nariz eletrónico, uma inovação desenvolvida pelo Grupo de Engenharia Biomolecular da NOVA FCT e que, numa das atividades pode ser testado.

 

Outras atividades colocam questões aparentemente simples como “o que é o hidrogénio verde?” ou “o que são enzimas?”, mas também há convite para pensar a poluição marinha e a contaminação por microplásticos, para refletir sobre a presença de conceitos matemáticos no quotidiano ou para avaliar a sustentabilidade da pesca através do relevante apoio da estatística. A lista de sugestões propostas pela Faculdade é ampla e, na sua maioria, está aberta a todas as idades, havendo atividades mais focadas em crianças dos 6 aos 12 anos e outras mais direcionadas para adolescentes dos 12 aos 18 anos. 

 

As áreas científicas envolvidas são várias – Física, Química, Matemática, Tecnologias, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências da Saúde e História da Ciência e Tecnologia – assim como os centros de investigação e departamentos envolvidos. O programa completo pode ser consultado aqui.

Mais Recentes

MSC Cruzeiros inaugura o maior Terminal de Cruzeiros do mundo

há 8 horas

Uma pergunta que importa fazer: perda súbita de peso nas pessoas após os 60 anos é normal?

há 9 horas

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 10 horas

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 10 horas

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 10 horas

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 11 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 11 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 11 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 13 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 13 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 13 horas

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 14 horas

Entenda os efeitos do café e do chá nas suas capacidades cognitivas se já passou dos 60 anos

há 14 horas

Musculação depois dos 60 anos ajuda a garantir saúde e a retardar doenças

há 14 horas

Este é (novamente) o destino preferido dos portugueses para a Páscoa

há 15 horas

Os 7 melhores destinos para viajantes séniores: um deles é português

há 15 horas

Como cuidar da saúde aos 60 anos? 5 dicas da ciência para viver melhor esta etapa

há 15 horas

Na próxima sexta-feira o Cristo Rei “pinta-se” de azul (e nada tem que ver com futebol)

há 15 horas

Pode acontecer a qualquer um: como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

há 15 horas

Esteja frio ou calor: isto é o que significa ter as mãos sempre frias

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.