O clássico da Liga NOS SL Benfica – FC Porto, que tem lugar hoje, é o primeiro evento desportivo realizado em 5G, em Portugal.
A transmissão televisiva será feita com recurso a quatro telemóveis 5G, duas microcâmaras e duas câmaras profissionais também equipadas com 5G, que vão trazer inovação para o processo de realização e produção da emissão, avança a NOS. «A introdução do 5G no jogo mostra como será o futuro do broadcasting, ao tornar toda a operação mais leve e sustentável, eliminando a utilização de recursos técnicos, como servidores e cabos de ligação e de rede».
Adicionalmente, do ponto de vista do espetador que estará a acompanhar o jogo em casa, «a transmissão em 5G vai acrescentar uma camada imersiva ao jogo, permitindo maior diversidade de planos, com imagens captadas a partir de ângulos até agora inacessíveis». Isto porque, «graças ao 5G, equipamentos mais pequenos e ágeis, como telemóveis e microcâmaras, podem agora ser utilizados em transmissões profissionais, alargando o leque de possibilidades de filmagem».
Para além da transmissão dos 90 minutos de jogo, «o 5G da NOS vai enriquecer a experiência televisiva através da transmissão dos momentos que antecedem o jogo, a antevisão da partida e o aquecimento dos jogadores, bem como os momentos pós-jogo, com entrevistas aos jogadores e treinadores – tudo com recurso à tecnologia mais disruptiva do século», refere a NOS.