A estátua recém-inaugurada da rainha Isabel II, do príncipe Filipe e dois cachorros corgis na Irlanda do Norte, destinada a homenagear a falecida monarca britânica, recebeu críticas do público.
Embora a autoridade local tenha dito à CNN que a estátua de bronze da rainha «foi calorosamente recebida pela maioria de quem a viu», alguns ingleses nas redes sociais ridicularizaram-na por não se parecer com ela.
«Pode ser qualquer um», escreveu um utilizador no Facebook como comentário do anúncio da inauguração da obra. Outro escreveu que a escultura era «linda», mas não «parecia a nossa falecida rainha nem representava como ela sempre se vestia».
Embora o conselho tenha limitado comentários na sua postagem original, a polémica espalhou-lhe para o X,, onde fotos da escultura reuniram centenas de milhares de visualizações. Até o corgi está confuso», escreveu outro utilizador.
A escultura, uma das primeiras obras em homenagem à falecida rainha no Reino Unido, foi criada pelo artista Anto Brennan depois de encomendada pelo Antrim and Newtonabbey Borough Council.
Foi instalada no Antrim Castle Gardens, cerca de 30 quilómetros ao norte de Belfast.
Retrata Isabel II, olhando para o horizonte, vestida com uma saia de tweed, botas de borracha, colete xadrez e lenço na cabeça, com uma bolsa pendurada no braço esquerdo e dois deos seus famosos corgis aos pés. Atrás dela está uma imagem de seu marido, Filipe, com as mãos atrás das costas.