O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Durante anos, vários estudos confirmaram que o consumo moderado de café traz benefícios que ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2 ou obesidade, embora seja importante levar em consideração como ele é consumido.
De acordo com alguns estudos, os benefícios do café são frequentemente associados aos fitonutrientes, que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que melhoram a saúde geral. Agora, de acordo com o nutricionista americano Michael Greger , pesquisas estão a ser realizadas para verificar se o leite de vaca reduz esses efeitos positivos.
A proteína do leite de vaca pode se ligar a esses fitonutrientes, fazendo com que eles sejam absorvidos de forma ineficiente e alguns de seus efeitos positivos sejam deixados de lado. Segundo o nutricionista, os benefícios do café podem até ser reduzidos para metade.
Como revela o especialista, se não quiser tomar café sozinho e continuar tomando-o com leite, pode recorrer a alternativas vegetais . Entre eles, Greger recomenda leite de soja, leite de aveia, leite de arroz e leite de amêndoa.
Segundo o nutricionista, essas bebidas têm menos proteína, então os efeitos antioxidantes do café seriam mantidos, mas dificilmente afetam o efeito antioxidante do café.