Se olharmos bem, a madeira tem poros, fissuras, pequenos buracos por onde é mais fácil a entrada e a sobrevivência dos microrganismos, referem alguns especialistas.
É bastante grande a facilidade com que as bactérias se podem infiltrar nestes elementos do quotidiano. A estrutura porosa da madeira, ideal para o preparação de alimentos, infelizmente também facilita o acúmulo de bactérias potencialmente nocivas .
O processo de limpeza na máquina de lavar louça , longe de ser uma solução, agrava o problema. A alta temperatura e a humidade inerentes a este aparelho podem não só causar o aparecimento de rachaduras e lascas na madeira, mas também fornecer um caminho livre para a penetração de bactérias com mais facilidade.
Com a alta temperatura e a elevada humidade, é mais fácil a madeira rachar ainda mais, aparecerem lascas e entrarem bactérias.
A recomendação para preservar tanto a integridade desses utensílios quanto a saúde de quem os utiliza é clara: evite a todo custo a máquina de lavar louça para a sua limpeza.
Embora isto signifique dedicar mais tempo e esforço à lavagem manual, os benefícios a longo prazo, tanto para a conservação destes instrumentos como para a prevenção de riscos para a saúde, são indiscutíveis.